Entre 1 de dezembro e 24 de dezembro os portugueses fizeram mais compras do que no ano passado. Segundo dados da SIBS, o dia 23 foi o que atingiu maior número de transações e o dia 24 o que atingiu o maior número de transações por segundo: 402.
A 23 de dezembro o volume de compras ultrapassou os 10 milhões de transações, revelam os dados do SIBS Analytics. “O pico de operações ocorreu às 11h37 de dia 24 de dezembro, com 402 transações processadas por segundo”, revela a SIBS, sublinhando ainda que o “MBWay também se destacou, com um crescimento de 43% no número de compras face ao período homólogo de 2023”.
E no terceiro lugar do pódio, com “maior variação de número de compras vs a média diária, destacam-se também os dias 20 de dezembro e 21 de dezembro (mais 13% em ambos)”.
As compras na época natalícia (de 1 a 24 de dezembro) voltaram a crescer em 2024, registando um aumento de 15% no número e no valor total de compras realizadas face a 2023, sublinha a SIBS.
“Também o MBWay continua a consolidar a sua posição como uma das escolhas preferenciais dos consumidores, registando um crescimento significativo nas transações realizadas durante a época natalícia tanto em compras físicas (mais 43%) como em compras online (mais 44%)”, destaca a SIBS.
No que toca ao consumo, “o comércio online manteve a tendência de crescimento, representando 21% em valor e 19% em número do total de compras realizadas entre dia 1 e 24 de dezembro, com um aumento de 30% em número e 36% em valor face ao ano anterior”, refere a SIBS.
Já no que se refere às compras em loja verificou-se “um aumento de 11% em número e 10% em valor”.
Os estrangeiros em Portugal também compraram mais. Em número de transações verificou-se uma subida de 12% e em montante um acréscimo de 4%.
Em contrapartida, os portugueses no estrangeiro fizeram não só menos compras como gastaram menos dinheiro. “As compras físicas realizadas por portugueses no estrangeiro diminuíram ligeiramente, com reduções de 2% no número de transações e de 6% no valor”, em comparação com 2023.
A SIBS revela ainda as subidas em termos de produtos face aos valores médios de aquisições ao longo do ano (entre janeiro e novembro). Os maiores crescimentos no número de compras na época natalícia ocorreram nos brinquedos e jogos (+69%), decoração e casa (+59%), perfumaria e cosmética (+46%) e moda e acessórios (+39%).