A manhã deste sábado foi movimentada em Condeixa-a-Nova para o abastecimento de viaturas. Se alguns automobilistas só cumprem a rotina, outros anteciparam o abstecimento das viaturas para evitar pagar mais.

Na próxima segunda-feira, 20 de janeiro, de acordo com contas feitas pela SIC, o preço do litro da gasolina vai subir 3 cêntimos e o do gasólerio 5 cêntimos. A confirmarem-se estas previsões, estamos perante a maior subida desde 2022.

A Associação Nacional de Transportes Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) mostra-se preocupada com estes aumentos.

“É um problema grave porque temos uma economia muito desacelerada. Traz-nos muita apreensão porque somos nós que vamos sofrer o primeiro impacto. Tipicamente uma viatura de transporte internacional coloca entre três a quatro mil litros de combústivel (...) estamos a falar de cerca de cinco cêntimos a mais por mil litros, portanto 50 euros, vezes quatro, estamos a falar só este impacto cerca de 200 euros a mais por mês", avisa o presidente da ANTRAM.

A ANTRAM pede ao Governo que volte a olhar para uma possível redução da tributação dos combustíveis, mesmo que temporária.

Recorde-se que o Governo previu, no Orçamento do Estado, receitas recorde em 2025 devido aos impostos sobre os combustíveis. Só no ISP serão 4,2 mil milhões de euros.