
O Banco de Portugal revelou que recebeu 22542 reclamações em 2024, o que equivale a uma redução de 16% em termos homólogos. O banco central adiantou ainda, no seu Relatório de Supervisão Comportamental, que encerrou 24975 queixas, das quais apenas 12% apresentavam irregularidades. As reclamações encerradas subiram 1,1% em relação ao ano anterior.
Entre as que apresentaram irregularidades, destacam-se as referentes ao crédito aos consumidores, que representaram 3,96% do total de reclamações encerradas. Das 2997 queixas com irregularidades resultaram 355 advertências, recomendações e determinações específicas sobre 16 instituições e ainda 39 processos de contraordenação instaurados a 19 instituições.
No que toca a resultados que impactaram diretamente os queixosos, o BdP revela que foram devolvidos 22 milhões de euros aos clientes, devido a comissões e juros indevidamente cobrados. Este valor subiu 14 milhões em relação a 2023, o que o banco central justifica com uma situação específica de uma instituição que tinha uma cláusula nos seus contratos de crédito que levava à perda da bonificação em caso de mora. Esta foi uma situação que aconteceu com um grande número de clientes durante vários anos e que o BdP considerou ilegal e, portanto, determinou a reposição aos clientes. Segundo o relatório divulgado, foram repostos cerca de 15 milhões fruto desta situação.
É possível observar que a maioria das reclamações ao regulador bancário diz respeito aos depósitos bancários, totalizando 32%. Em segundo lugar surgem os créditos aos consumidores com 25% e, em terceiro, o crédito à habitação e hipotecário, a representar 13% das queixas.
No que toca às instituições que ocupam o pódio das reclamações, o Banco CTT surge destacado no crédito à habitação e hipotecário, com 8,09 queixas por cada 1000 contratos. Com menos de metade, aparece em segundo lugar o ABANCA, com 3,52, e, a fechar o pódio, o EuroBic, que se fixou em 1,61. Nos depósitos à ordem, o Banco BAI Europa aparece em primeiro, com um rácio de 0,96, seguido pelo ActivoBank e pelo ABANCA, com 0,8 e 0,73, respetivamente. Por fim, no crédito aos consumidores, temos o Younited, com 4,61, o CA Auto Bank, a pontuar 2,82 e o RCI Banque, com 1,84.