O contrato com a Starlink, agora cancelado, destinava-se a fornecer acesso à Internet de alta velocidade a 15 mil casas e empresas.
O governador de Ontário justifica a medida como consequência das tarifas aduaneiras impostas pelos Estados Unidos ao Canadá.
“Só podem culpar o Presidente Trump. (...) O Canadá não começou esta luta com os Estados Unidos, mas podem ter a certeza de que estamos prontos para a ganhar”, garantiu Doug Ford.
Trump lança guerra comercial
No sábado, Donald Trump lançou uma guerra comercial contra os seus principais parceiros comerciais, incluindo o Canadá, ao anunciar a introdução de tarifas alfandegárias de 25% sobre todos os produtos canadianos, com exceção do petróleo e do gás, que serão tributados a 10%.
O anúncio suscitou uma reação imediata do Canadá, que teme um efeito pesado na economia, já que 75% das exportações do país se destinam aos Estados Unidos.
Donald Trump já terá falado esta manhã com o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, e revelou que voltariam ao início da tarde, sem revelar mais pormenores.