Mário Centeno teve este ano um grande aumento salarial, mas não foi único. Também os vice-governadores e os administradores do Banco de Portugal viram o seu ordenado aumentar mais de 7%.

De acordo com a tabela publicada no site do Banco de Portugal (BdP), Centeno está, desde janeiro, a auferir um valor mensal de 19 496,39€. O Governador do Banco de Portugal recebe, assim, mais de 7% em comparação com o ano passado.

Em rodapé, o BdP explica que a subida resulta da soma do aumento de 2,15% para todos os funcionários públicos, mais o fim do corte de 5% no ordenado dos políticos e gestores públicos, que estava em vigor desde 2010.

A mesma situação aplicou-se com os vice-governadores - Luís Máximo dos Santos e Clara Raposo - que ganham mensalmente 18.277,87 euros, e os restantes quatro administradores - Helena Adegas, Rui Pinto, Francisca Guedes de Oliveira e Luís Morais Sarmento - que auferem 17.059,35 euros.

Mesmo assim, o salário do Governador do Banco de Portugal, cujo mandato termina em julho, continua a estar abaixo do que outros governadores dos bancos centrais ganham na Europa.