A Semapa, dona da papeleira Navigator e da cimenteira Secil, aumentou os lucros no primeiro semestre deste ano em 23%, face ao período homólogo, para os 131,8 milhões de euros, segundo comunicado enviado esta tarde à CMVM, o regulador do mercado nacional.

O EBITDA, resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, cresceu 14,4% para os 379,1 milhões de euros, sendo que a maior fatia deste indicador foi gerada pela Navigator (298,8 milhões). A margem de EBITDA manteve-se inalterada nos 26,4%.

"Na Navigator, o foco na eficiência e gestão de custos, a evolução positiva da procura de papel de impressão, packaging e de papel tissue e o nível de preços da pasta permitiram alcançar os bons resultados. No segmento de cimento, a evolução positiva do EBITDA resultou da contribuição dos negócios em Portugal, Brasil e Tunísia, que permitiu contrabalançar a performance menos positiva do negócio no Líbano", disse a empresa, no comunicado.

O volume de negócios consolidado da Semapa nestes primeiros seis meses do ano fixou-se nos 1,4 mil milhões de euros (mais 7% do que no período homólogo), com as exportações a representarem um peso de 75% do total de vendas da empresa.

O grupo informa que o aumento do volume de negócios teve o contributo de todas as áreas de negócio, crescendo 8,8% na Navigator e 1,7% na Secil.