Quando a região do Douro foi demarcada pela primeira vez em 1756, a zona que produzia os melhores vinhos do Porto era conhecida por “Feitoria” e autorizada para exportação. Esta área era delimitada por pilares de pedra, ou ‘marcos de feitoria’.

Nesta área de eleição encontram-se quatro propriedades da Taylor (Terra Feita, Junco, Casa Nova e Eira Velha) que foram o berço do novo lançamento Taylor’s Sentinels Vintage 2023, agora anunciado.

O nome ‘Sentinels’ presta homenagem a esses icónicos marcos de granito, dando continuidade à longa tradição de produzir os melhores vinhos do Porto a partir daquela que há muito é considerada a melhor área região demarcada.

O Sentinels Vintage 2023 tem a particularidade de ser apenas o segundo engarrafamento deste novo Vintage da casa, introduzido pela primeira vez no ano passado com o 2022.

Seguindo a tradição, a Taylor’s fez a sua declaração de Vintage no passado dia 23 de abril, Dia de São Jorge, o padroeiro de Inglaterra.

Adrian Bridge, Diretor-Geral e Chairman da Taylor’s, declara-se orgulhoso “de apresentar o Taylor’s Sentinels Vintage 2023. Este lançamento dá continuidade à nossa tradição de produzir vinhos que celebram a rica herança do Vale do Douro e das propriedades da Taylor’s. O Taylor’s Sentinels é uma celebração do nosso legado, e este novo Vintage reafirma o seu lugar entre os nossos melhores vinhos.”

De acordo com a empresa, para o lote do vintage de 2023 foram selecionados os melhores componentes, garantindo que o vinho final encarna as características distintivas de cada propriedade, harmonizando-os num conjunto elegante e equilibrado: “Cada propriedade contribui com qualidades únicas provenientes da altitude, exposição solar e castas, resultando num vinho poderoso e refinado, com uma fruta intensa e grande complexidade, que reflete o trabalho meticuloso da equipa de enologia da Taylor’s”.

David Guimaraens, diretor de enologia da Taylor’s, explica que “depois da boa época de crescimento em 2023, a chuva que caiu no início de setembro foi bem-vinda para as vinhas mais stressadas, mas também limitou o número de parcelas de qualidade disponíveis. Um dos fatores decisivos na produção de um Vintage, como o Taylor’s Sentinels, é a possibilidade de selecionar as melhores parcelas das nossas propriedades e combiná-las para mostrar a verdadeira expressão do terroir do Vale do Pinhão.”

David Guimaraens também referiu que “tal como o primeiro, o Sentinels Vintage 2023 tem potencial de envelhecer graciosamente na garrafa, apresentando uma longa vida pela frente. No entanto, é muito agradável na sua juventude, oferecendo aos entusiastas do vinho a oportunidade de desfrutar do caráter excecional do Vale do Pinhão desde a sua juventude.”

O Taylor’s Sentinels Vintage 2023 estará disponível nos mercados para onde a Taylor’s exporta, através dos seus distribuidores e retalhistas.