Matilde Fieschi

Se falarmos de fotões, eletrões, bits, transceivers, PON e PIC provavelmente poucos compreenderão, mas, se resumirmos estas tecnicidades à velocidade a que a internet chega a nossas casas e às empresas, todos compreendem a importância do tema.

É por aqui que gravita a conversa com Francisco Rodrigues, que há 11 anos foi desafiado por um professor a criar uma empresa de telecomunicações e aos 33 anos é CEO da PICadvanced.

Com sede em Ílhavo, Aveiro, a empresa abriu em 2024 um escritório nos Estados Unidos, um dos seus principais mercados, e conta com 60 trabalhadores, 45 dos quais dedicados à investigação e desenvolvimento (I&D).

Algumas ideias que pode ouvir ao longo da conversa:

“No início eramos 3, 4 pessoas a falar com um gigante americano, não é confortável… mas fomos ganhando confiança”

"Há 10 anos estabelecemos objetivos de negócio, por piada. Já os ultrapassámos”

“Em Ílhavo, em Aveiro, estou perto do mar, em 12 horas vou aos EUA, estou no centro do mundo. Emigrar não é assim tão sexy”

“Estamos sempre abertos a contratar, temos tantos projetos a correr ao mesmo tempo”

“Fazer uma mega festa de videojogo com 30, 40 pessoas todos na mesma casa devia ser possível. Não seria assim tão esotérico”

Expresso

O podcast que nos conta o que de inovador e diferenciador está a ser feito pelas empresas em Portugal. Na “Liga dos Inovadores”, Elisabete Miranda e Pedro Lima conversam com gestores, diretores e profissionais que nos contam histórias que conquistaram o mercado e vão contribuindo para a transformação económica do país e da sua imagem. Falam-nos das vitórias que os trouxeram até aqui, mas também das ansiedades, dos concorrentes que invejam, dos gestores que admiram, dos profissionais que têm e dos perfis que precisam de contratar. Todas as semanas, às quartas-feiras.