O grupo Vila Galé anunciou que vai investir no Brasil mais 105 milhões de reais (cerca de 17 milhões de euros) em dois novos hotéis em São Luís do Maranhão, uma cidade a norte do país repleta de tradições portuguesas.

Os dois novos hotéis do grupo português ficarão localizados no centro histórico de São Luís do Maranhão, resultado da concessão de edifícios em estado degradado, onde funcionavam a antiga Defensoria Pública e a Casa do Maranhão.

A concessão dos edifícios históricos ao grupo hoteleiro português foi assinada a 17 de setembro, numa cerimónia no Palácio dos Leões em que esteve presente Jorge Rebelo de Almeida, presidente da Vila Galé.

“O centro histórico de São Luís é rico em história e beleza, e encantou-me desde a nossa primeira visita”, declarou Jorge Rebelo de Almeida, citado em comunicado da Vila Galé, frisando que "estamos muito entusiasmados com a nossa chegada a este estado” brasileiro.

O projeto da Vila Galé em São Luís do Maranhão promete ter “um impacto significativo no mercado de trabalho local, gerando 300 empregos durante a fase de construção e 100 postos permanentes após a inauguração destas unidades".

A Vila Galé conta atualmente com dez hotéis e resorts em funcionamento no Brasil (destacando-se, em particular, por operar no regime com tudo incluído), país onde é considerado o investidor de referência neste sector, e tem ambiciosos planos de expansão.

O grupo português está a desenvolver sete novos projetos hoteleiros no Brasil - que, além dos dos novos hotéis em São Luís do Maranhão, inclui as aberturas do Vila Galé Collection Sunset Cumbuco (estado do Ceará) em novembro deste ano, do Vila Galé Collection Ouro Preto (estado de Minas Gerais) em abril de 2025, do Vila Galé Collection Amazónia em Belém (estado do Pará) em novembro de 2025, e dos Vila Galé Collection Coruripe e Vila Galé Nep Kids (dedicado às crianças), ambos no estado de Alagoas e previstos para inaugurar em 2026.