A Arábia Saudita pediu ao compositor Hans Zimmer que reescreva o hino nacional do reino, segundo o jornal “The Guardian”.

O autor das bandas-sonoras de filmes como “O Rei Leão” ou “Duna” já terá aceitado o projeto, não existindo ainda data oficial para a estreia do novo hino. A informação partiu de Turki Alalshikh, ministro da corte saudita e presidente da Autoridade para o Entretenimento, através da rede social X.

Na calha estará, ainda, um musical inspirado pela Arábia Saudita, apropriadamente intitulado “Arabia”, um “grandioso concerto” e uma banda-sonora para o filme “The Battle of Yarmuk”, sobre a Batalha de Jarmuque, em 636 d.C., em que as tropas árabes obtiveram uma vitória esmagadora sobre as tropas do Império Bizantino.

“Espero que possamos chegar a acordo em todos estes projetos”, acrescentou o ministro.

O atual hino nacional saudita, ‘Aash Al-Malik’, foi composto em 1947 pelo músico egípcio Abd al-Raḥman al-Khaṭīb, a pedido do rei Ibn Saud.

O objetivo passa por promover o Reino da Arábia Saudita junto do Ocidente, com a medida a inserir-se noutras já tomadas, como a permissão de entrada a turistas não-muçulmanos (em 2018), a valorização da liga de futebol do país e a organização de concertos por parte de artistas estrangeiros.

Hans Zimmer, recorde-se, irá dar um concerto na Meo Arena, em Lisboa, a 31 de março de 2026.

Compre aqui a revista especial BLITZ 40 anos, uma edição histórica em formato ‘bookazine’ (132 páginas, papel melhorado) que coloca em destaque os 40 melhores discos da música portuguesa desde a fundação da marca BLITZ.