Passaram 24 anos desde que Russell Crowe vestiu a pele de "Gladiador" e invadiu salas de cinema de todo o mundo. O filme de Ridley Scott, que venceu cinco Óscares, regressa agora ao grande ecrã com uma sequela que junta Paul Mescal, Pedro Pascal e Denzel Washington. Para assinalar a data, o Airbnb quer oferecer uma experiência imersiva, no interior do Coliseu de Roma, mas a iniciativa está a gerar polémica entre os locais.
A iniciativa do Airbnb, em colaboração com o Parque Arqueológico do Coliseu e a Paramount Pictures, está marcada para os próximos dias 7 e 8 de maio de 2025 e terá a duração de cerca de três horas. A melhor parte? É gratuita.
As inscrições abrem no dia 27 de novembro, às 14:00 horas de Portugal, mas apenas 16 pessoas (oito pessoas, cada uma com direito a um acompanhante) vão ter a oportunidade de experienciar uma noite da sua vida como verdadeiros gladiadores.
"Treine para a glória do Gladiador II", é o nome da experiência noturna que tem como anfitrião 'Lucius', a personagem principal do filme que estreou esta semana em Portugal. As 16 pessoas selecionadas vão ter a oportunidade de contemplar a grandiosidade do Coliseu, vestir-se a rigor com uma armadura, assistir a uma luta de gladiadores experientes e preparar-se para uma batalha "real".
Os participantes terão ainda direito a um banquete composto por alimentos que remetem aos hábitos da época, como uvas, romãs, amêndoas e nozes.
"Sentirás a descarga de adrenalina, a areia entre os dedos e o peso da armadura. Ouvirás os ecos dos gladiadores a passar nas catacumbas do Coliseu e o inconfundível barulho do aço na arena. Verás o reflexo da lua na pedra travertino (pedra utilizada na construção do Coliseu de Roma) através do suor que escorre pelo rosto. Tornar-te-ás um gladiador", promete a publicação do Airbnb.
"Não somos a Disneyland": iniciativa gera discórdia na comunidade
No ano passado, a Itália bateu o recorde de turistas com mais de 134 milhões de chegadas e 451 milhões de pernoitas. Roma, a capital italiana, é uma das cidades que mais atraí turistas devido à sua riqueza arquitetónica e ao seu centro histórico classificado pela UNESCO como Património Mundial.
Por esse motivo, a iniciativa promovida no Coliseu de Roma está a gerar descontentamento entre aqueles que defendem a preservação deste tipo de monumentos. A presidente da Comissão de Cultura e Trabalho de Roma, Erica Battaglia, defende que o património da UNESCO não pode ser transformado num "parque de diversões" e que este deve ser protegido e preservado.
“Pelo que representa, o Coliseu é um património mundial e é preciso ir na direção de protegê-lo, mas também de torná-lo acessível a todos e evitar que se torne um lugar de brincadeiras para algumas pessoas”, sublinhou Erica Battaglia, citada pelo jornal italiano Gazzetta del Sud.
“Não estamos na Disneyland, estamos em Roma. De vez em quando alguém parece se esquecer disso", acrescentou o político italiano Enzo Foschi.
O acordo de patrocínio entre a plataforma de alojamento local e o Parque Arqueológico do Coliseu chega a quase 1,5 milhões de euros, mas enfrenta também resistência da Câmara Municipal de Roma que tenta impedir a ação.
"Para nós, esta ação publicitária é uma vergonha porque hoje, o Airbnb, o Booking e as principais plataformas de aluguer de curta duração estão literalmente a expulsar as pessoas, não só do centro da cidade, mas também dos bairros semiperiféricos e periféricos. Porque hoje em dia, este processo de gentrificação, eu diria até de 'turistificação', está a fazer disparar os preços das rendas e as pessoas já não têm dinheiro para alugar casas", defende Alberto Campailla, da Instituição de Caridade Nonna Roma.
Também os moradores se queixam da iniciativa pelo impacto que traz ao turismo de massa que, nos últimos anos, tem sobrecarregado a cidade.
O Parque Arqueológico do Coliseu justificou a realização da ação como um dos muitos acordos de patrocínio que ajudam a financiar projetos no monumento.