![Eurovisão: concorrente de Israel é sobrevivente do ataque do Hamas ao festival de música Nova](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Yuval Raphael, uma das sobreviventes do ataque do Hamas ao festival de música Nova, a 7 de outubro de 2023, foi escolhida por Israel para representar o país no Festival Eurovisão da Canção.
A cantora, de 24 anos, venceu o concurso televisivo "HaKokhav HaBa", que elege o concorrente israelita na Eurovisão. A cantora, de 24 anos, alega ter sobrevivido ao ataque do Hamas depois de se ter escondido sob uma pilha de cadáveres dentro de um bunker, durante oito horas.
Yuval só começou a cantar de forma profissional em 2024, afirmando no programa que a música constitui “um dos ingredientes mais fortes do [seu] processo de cura”. A canção com a qual concorrerá será revelada pela estação pública Kan nas próximas semanas.
O ataque do Hamas a 7 de outubro de 2023 resultou em 1200 mortes e na captura de 251 reféns, desencadeando nova guerra em Gaza, que provocou mais de 47 mil mortos, um terço dos quais crianças. Na semana passada, foi assinado um acordo de cessar-fogo.
A participação israelita no Festival Eurovisão da Canção 2024 esteve envolta em polémica, com vários artistas a apelar à exclusão da concorrente Eden Golan. Houve vários relatos de assédio e perseguição por parte da comitiva israelita, incluindo da delegação portuguesa.
A edição deste ano do Festival da Eurovisão terá lugar em Basileia, na Suíça, de 13 a 17 de maio.