Os especialistas apontam que cantar no chuveiro diminui os níveis de cortisol, conhecido como “a hormona do stress”, e liberta endorfinas e dopamina, potenciando a sensação de bem-estar. O hábito de dar concertos no duche, um ambiente seguro e de liberdade (muito pelo facto de não haver audiência), também potencia a criatividade.

Mas note-se que, para conseguir este alívio do stress, nem todas as músicas são ideais. Há que ter em conta, por exemplo, o ritmo, a intensidade ou a letra da canção.

A esse propósito, uma empresa britânica de chuveiros decidiu criar um top das melhores músicas para dar concertos no duche.

Para obtê-lo, recorreu a dados da plataforma de streaming de áudio Spotify e analisou a playlist das músicas mais populares para cantar no chuveiro. A partir daí, fez uma classificação - numa escala de 0 a 10 - dos melhores temas, com base em variáveis como o nível de BPM (batidas por minuto), o quão dançável é a canção, o volume, a acústica, a densidade do vocabulário da letra e a percentagem de repetição de palavras.

O resultado foi uma tabela dominada por êxitos pop ocidentais. Eis o top 10:

10 - “Follow Me”, Uncle Kracker

O single de estreia do norte-americano Uncle Kracker, lançado no ano 2000, alcançou 8.33 pontos.

9 - Wannabe”, Spice Girls

O grande hit do girlgroup britânico Spice Girls, lançado em 1996, conseguiu 8.35 pontos.

8 - I'm Gonna Be (500 Miles)”, The Proclaimers

Lançado em 1988, o tema do duo escocês – que ganhou ainda mais projeção com o filme Benny & Joon e com a série televisiva Foi Assim que Aconteceu – reuniu 8.37 pontos. Destaca-se no ranking por ser uma das músicas “mais dançáveis”.

7 - “Lil Boo Thang”, Paul Russell e “Man! I Feel Like A Woman!”, Shania Twain

Em sétimo lugar há um empate entre um êxito recente (lançado em 2024) do jovem rapper norte-americano Paul Russell - tido como outra das canções mais dançáveis da lista - e um êxito mais antigo (lançado em 1997) da icónica cantora canadiana Shania Twain – considerada a música com melhor acústica de toda a tabela. Ambos conseguiram 8.43 pontos.


6 - “Only Girl (In The World)”, Rihanna

A diva dos barbados consegue, com esta música dance-pop lançada em 2010, 8.46 pontos.

5 - “Murder On The Dancefloor”, Sophie Ellis - Bextor

Das rádios para o TikTok, este tema lançado em 2021 pela inglesa Sophie Ellis-Bextor, tem-se reinventado. E, nesta tabela, alcança 8.47 pontos.

4 - “This Is What You Came For”, Calvin Harris

O tema de 2016, do DJ escocês Calvin Harrisque conta com a preciosa ajuda de Rihanna na voz (e também de Taylor Swift na composição, veio depois saber-se) -, reuniu 8.59 pontos. É considerada a música com mais energia do top.

3 - “Dynamite”, Taio Cruz

O cantor britânico de R&B leva o bronze com esta canção de 2010, que conseguiu 8.69 pontos.

2 - “The Sweet Escape”, Gwen Stefani

Foi em 2006 que a norte-americana Gwen Stefani subiu aos tops com este tema, com a participação do americano-senegalês Akon. Leva a prata, com 8.8.

1 - Shivers”, Ed Sheeran

É a música com mais batidas por minuto – 141! - que leva o ouro. Lançada em 2021, pelo ícone do pop contemporâneo, o inglês Ed Sheeran, alcança 8.87 pontos - e é, por isso, a melhor canção para cantar no duche.