O Ministério da Cultura anunciou esta quinta-feira um desconto de 50% para jovens até aos 25 anos nos espetáculos dos dos Teatros Nacionais D. Maria II, São João, São Carlos e do CNB/Teatro Camões. No entanto, dois destes teatros estão fechados para obras de requalificação, um outro vai fechar ainda este ano, sobrando apenas um em funcionamento.
O Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, está encerrado desde 2023 e prevê-se que só volte a abrir portas no primeiro trimestre de 2026, por causa de atrasos nas obras de requalificação. O teatro tem, desde o encerramento, disponibilizado uma programação itinerante - o projeto "Odisseia Nacional" - com o objetivo de levar o teatro a mais de 90 concelhos de todo o país.
No entanto, não ficou claro se os descontos de 50% se aplicam aos espetáculos fora do D. Maria II, já que a medida foi anunciada para o teatro em si, que permanece fechado. A SIC contactou o Ministério da Cultura, mas ainda não obteve resposta.
O mesmo acontece com o Teatro Nacional de São Carlos, também em Lisboa, que iniciou as obras de requalificação em 2023 e que estará fechado até setembro de 2025. A programação, entretanto, também tem sido realizada em salas alternativas.
O Teatro Nacional de São João, no Porto, que fecha entre maio e setembro de 2025 para obras de reabilitação, também estará com a programação em outras salas durante esse período.
Dos quatro teatros, apenas um já foi intervencionado no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). O Teatro Camões, cujas obras custaram 3,5 milhões de euros, esteve fechado em 2023 e reabriu em outubro de 2024, já com a programação regular. Este é o único dos teatros nacionais que está atualmente em funcionamento regular e que, portanto, poderá aplica diretamente o desconto de 50%.
Em comunicado, o Ministério da Cultura diz que a medida entrou em vigor no dia 1 de janeiro, depois de ter sido aprovada pelo Conselho de Ministros em outubro e visa "garantir acesso à cultura e aos bens culturais" aos cidadãos, tal como acontece com o "Acesso 52", que oferece entrada gratuita em museus e monumentos.
Porém, os teatros abrangidos pelo desconto de 50% para jovens até aos 25 anos estão localizados em Lisboa e no Porto, limitando o acesso aos jovens que vivem fora dos grandes centros urbanos.