
David Thomas, fundador e líder da banda Pere Ubu, morreu esta quarta-feira, aos 71 anos.
A notícia foi avançada na página da banda no Facebook, onde se escreve que a morte se ficou a dever a “doença prolongada”.
Mentor de numerosos outros projetos, como os Rocket From the Tombs, David Thomas morreu em casa, em Brighton & Hove, Inglaterra, acompanhado pela sua mulher e pela sua enteada mais nova. “Na rádio estava a tocar MC5”, pode ler-se ainda. “Mais tarde será transportado para casa, uma quinta na Pensilvânia [Estados Unidos], onde insistiu em que o ‘mandássemos para o celeiro’”.
Na mensagem dos Pere Ubu, pode ainda ler-se que David Thomas “e a sua banda” estavam a gravar um álbum. “Ele sabia que seria o seu último. Vamos continuar a misturar o disco para que a sua música possa ficar disponível para todos.”
David Thomas terá deixado, ainda, indicações para que as gravações de concertos continuem a ser disponibilizadas no bandcamp da banda, que se encarregará, igualmente, de terminar a autobiografia do músico, que estava quase pronta.
“Deixamos-vos com as suas próprias palavras, que resumem melhor do que nós conseguiríamos quem ele era: 'O meu nome é David fucking Thomas… e sou o vocalista da melhor banda de rock and roll do mundo”.
Formados em 1975 em Cleveland, nos Estados Unidos, os Pere Ubu lançaram o seu primeiro álbum, “Modern Dance”, três anos depois. Em 1982, separaram-se, e em 1987 voltaram a juntar-se, com David Thomas permanecendo o único membro constante do grupo, cujo disco mais recente, “Trouble on Big Beat Street”, saiu em 2023.