Morreu o cantautor norte-americano Kris Kristofferson, aos 88 anos. A morte foi confirmada pela sua porta-voz, Ebie McFarland. Em comunicado, McFarland revelou que Kristofferson “morreu de forma pacífica em casa em Maui, no Havai”. Não foi, no entanto, especificada a causa do óbito.

Conhecido pela riqueza das suas letras, Kristofferson começou a compor as primeiras canções na universidade, em Oxford. Foi em Inglaterra que acabou por gravar os seus primeiros temas, os quais assinou como Kris Carson.

Após uma temporada no exército, Kristofferson mudou-se para Nashville. Em 1967, lançou o primeiro single oficial, ‘Golden Idol’, que não obteve o sucesso esperado. O mesmo não se pode dizer das canções que escreveu para outros artistas, como ‘Sunday Mornin’ Comin’ Down’ (Ray Stevens), ‘Me and Bobby McGee’ (Roger Miller) ou ‘From the Bottle to the Bottom’ (Billy Walker), que o tornaram num dos compositores mais requisitados de Nashville.

Ao longo da carreira, as suas canções foram interpretadas por nomes como Janis Joplin, Johnny Cash ou Jerry Lee Lewis. No seu currículo constam quatro Prémios Grammy: um por Melhor Canção Country (1971), dois por Melhor Performance Country em Dupla ou Grupo (1973 e 1975) e um Prémio de Carreira (2014). Entre 1985 e 1995, fez parte do supergrupo The Highwaymen, juntamente com Johnny Cash, Waylon Jennings e Willie Nelson.

Kristofferson teve igualmente um percurso considerável no cinema, participando em filmes como “Duelo na Poeira” (ao lado de Bob Dylan), “Alice Já Não Mora Aqui” ou “Nasce Uma Estrela” (com Barbra Streisand).

Dolly Parton é uma das figuras do mundo da música que já expressou o seu pesar pela morte de Kristofferson: “Que grande perda, que grande escritor, que grande ator, que grande amigo. Amar-te-ei para sempre”, afirmou, em comunicado.