Morreu esta sexta-feira a atriz Maggie Smith, aos 89 anos. O anúncio foi feito pela família.
“É com grande tristeza que anunciamos a morte de Maggie Smith. Faleceu no hospital ao início desta manhã acompanhada pela família e amigos”, anunciaram os filhos da atriz, citados pela BBC.
Os dois filhos, Toby Stephens e Chris Larkin, agradeceram o “cuidado” e “bondade” com os quais a equipa do hospital trataram da sua mãe nos últimos dias de vida e pediram respeito pela privacidade da família neste momento.
Lenda do cinema britânico, venceu dois Óscares - em 1970 pelo papel no romance “A Primavera de uma Solteirona” e em 1979 por “Um apartamento na Califórnia” - e recebeu oito prémios Bafta.
Maggie Smith entrou na representação pelo teatro, e nos anos 1960 integrou a companhia do National Theatre a convite de Laurence Olivier, com quem contracenou.
Nos anos mais recentes, chegou aos mais novos enquanto Minerva McGonagall, uma das professoras da escola de magia de Hogwarts, nos filmes feitos entre 2001 e 2011.
Num dos últimos papéis enquanto protagonista, Maggie Smith interpretou "A senhora da furgoneta", em 2016, de Nicholas Hytner.
Maggie Smith, que em 1990 foi agraciada com o título de Dama da coroa britânica, faria 90 anos em dezembro.
Com LUSA