
Foi, em março de 2013, que a minissérie A Bíblia viria para se tornar num sucesso internacional. O projeto, guiado pelo casal Roma Downey e Mark Burnett, bateu recordes de audiências e até esteve indicado em três categorias nos Emmy Awards. Entre os rostos principais do elenco, Diogo Morgado foi quem mais 'brilhou' ao interpretar a personagem com maior relevância nos textos sagrados: Jesus.
Neste domingo de Páscoa, precisamente uma época festiva para os cristãos que acreditam na ressurreição de Jesus Cristo, o site Fama Show identificou e 'colecionou' algumas curiosidades que o grande público poderá desconhecer acerca desta interpretação feita pelo ator português que o levaria a tornar-se num rosto conhecido globalmente. Fique a par, abaixo, das 10 curiosidades acerca de Diogo Morgado na versão 'Hot Jesus':
1 — Diogo Morgado recebeu 'em mãos' o papel de 'Jesus' após ter estudado nos Estados Unidos da América
O ator encontrava-se a fazer um curso de realização em Los Angeles, nos Estados Unidos da América, quando conheceu o seu agente norte-americano, James Foley. Foi precisamente este homem que lhe viria a garantir a audição para o papel de 'Jesus'.
Numa entrevista dada na altura à People pelos criadores da minissérie, Roma Downey confessou que a seis semanas do início das gravações ainda não tinham selecionado o seu 'Jesus'. Foi nesse momento que a produtora entrou em contacto com amigos e, nomeadamente, com o agente de Diogo Morgado, que aceitou não só a sua sugestão como concordou em encontrar-se com o português após ter visto uma audição gravada do ator.
No dia do encontro, não restaram dúvidas. "Aí está ele. É o nosso 'Jesus'", recordou à People as palavras que disse ao marido, Mark Burnett, quando viu Diogo Morgado pela primeira vez.
2 — A alcunha de 'Hot Jesus', atribuída a Diogo Morgado, surgiu durante uma entrevista, em 2013, dada pelo ator a Oprah Winfrey
Diogo Morgado tornou-se, em 2013, o primeiro ator português a ser entrevistado por Oprah Winfrey. Na sequência da entrevista, passou a ser apelidado de 'Hot Jesus', devido à sua aparência.
Quanto a esta alcunha, Diogo Morgado, numa entrevista ao USA Today, assumiu levar "como um elogio". No entanto, segundo as suas próprias palavras, preferia que alguém tivesse chegado ao pé de si e dissesse "Fizeste um ótimo trabalho" ou "Tocaste-me, trouxeste-me algo que eu pensei ter perdido". Isso, sim, seria para o ator "o melhor elogio".
3 — Para uma melhor interpretação, Diogo Morgado visitou os locais onde, supostamente, aconteceram os eventos bíblicos
Como qualquer preparação para uma personagem, o português iniciou todo o processo através de várias pesquisas, e chegou, inclusive, a revelar ao Christian Post, que se tinha deslocado "ao lugar onde, supostamente, tudo aconteceu". Foi, também, numa visita ao Muro das Lamentações, em Israel, que ganhou consciência da dimensão da figura que viria a representar.
"Vi um pai e uma criança pequena, eles estavam a orar. Fiquei ali por umas duas horas. Quando saí, eles continuam a orar. […] Percebi que qualquer coisa que eu estivesse prestes a fazer conectar-me-ia mais com aquela criança do que com o pai dela. Foi, aí, que eu realmente entendi esta responsabilidade", disse ao The Hollywood Reporter.
4 — A preparação para 'dar vida' a 'Jesus' foi longa, complexa e exigiu de Diogo Morgado a leitura da Bíblia e de outros livros semelhantes
Querendo a minissérie representar os vários momentos retratados num dos livros mais vendidos e mais procurados do mundo, Diogo Morgado contou, em declarações ao Examiner, que sentiu necessidade de "ler a Bíblia" e de "ver tudo o que podia sobre o assunto".
Contudo, a verdade é que não concluiu esse processo porque chegou a uma conclusão. "Percebi que não existia uma escola de representação que me pudesse ajudar nesta tarefa de representar Jesus Cristo. Tem mais a ver com a nossa energia e com o nosso espírito do que propriamente com algo que se possa racionalizar", explicou ao mesmo órgão de comunicação.
5 — Interpretar 'Jesus' foi o papel mais desafiante da carreira de Diogo Morgado
Quando o português soube que, de facto, tinha ficado com o papel, encontrava-se em Los Angeles. Sobre o momento, ao E! News Online, confidenciou que entrou em pânico. O porquê? "Achei que era demasiado. É o papel mais completo e complexo que um ator pode interpretar", disse, na altura.
Também numa outra entrevista, dada ao Christian Post, foi questionado sobre se este papel seria o mais desafiante da sua carreira. A resposta de Diogo Morgado: "Isso é mesmo uma pergunta? Claro! Não há nada mais difícil do que isto. Jesus é a figura mais completa e complexa da humanidade".
6 — A crucificação foi o momento mais temido por Diogo Morgado: ator esteve horas sobre um pedaço de madeira do tamanho da palma de uma mão
É um dos momentos icónicos da Bíblia e, também, da minissérie que estreou em 2013: o momento da crucificação de Jesus Cristo. A preparação para esta cena obrigou Diogo Morgado, segundo o que contou no programa da SIC, Alta Definição, a preparar-se não só fisicamente como também emocionalmente.
"Estive de facto emocionalmente crucificado. Acho que foi o momento que mais temi desde a primeira vez que soube que ia fazer, porque, de facto, não é só pela dificuldade física e emocional, mas essencialmente por aquilo que ela representa", destacou em entrevista a Daniel Oliveira, que pode recordar aqui.
Na mesma conversa com o diretor de programas da SIC, Diogo Morgado contou ainda alguns pormenores da exigência daquele momento. "Eu sabia que eu não poderia pensar nem racionalizar aquele momento. No momento em que começasse a pensar que 'a cruz está a abanar', 'está-me a doer o braço esquerdo', 'não consigo sentir a perna do lado direito'", detalhou.
Além disso, o ator explicou que esteve "muitas horas sobre um pedaço de madeira" do tamanho da palma de uma mão. "Até fisicamente me preparei para isso, para que os músculos aguentasse", afirmou. Só assim conseguia garantir ter a "cabeça o menos distraída possível", já que as condições atmosféricas, "com ventos, sol, chuva, frio", poderiam igualmente não ajudar. "Eu preparei-me até ao momento para depois estar o mais disponível possível".
7 — Após 'Jesus', Diogo Morgado passou a reconhecer que "há coisas que não se explicam e só se sentem"
Esta curiosidade surgiu também da entrevista dada por Diogo Morgado no programa de entrevistas da SIC, após ter sido questionado sobre se este desafio de interpretar 'Jesus' o tinha tornado mais religioso. Quanto à pergunta, o ator confessou que através desta experiência sentiu algo que, para si, é muito verdadeiro: "Há coisas que nãos e explicam e só se sentem", disse, exemplificando com um episódio caricato ocorrido durante as gravações d'A Bíblia.
"De repente não haver vento nenhum e o teu texto tem uma analogia de que o Espírito Santo é como o vento, nós não sabemos de onde vem nem para onde vai, mas só sentimos que ele nos toca e que nos graceja. E no momento exatamente antes de falares do vento, levanta-se um vento que da mesma forma como vem, vai, e não há mais vento o tempo todo e esse ser o único take em que isso acontece e ser o take que é utilizado é, de facto, extraordinário", partilhou.
8 — Criado numa família cristã, Diogo Morgado quis levar até ao cinema um olhar nunca antes visto sobre a figura de 'Jesus'
Ao The Hollywood Reporter, Diogo Morgado não escondeu o facto de ter crescido no seio de uma família cristã. Devido a isso, criou um imaginário de como seria a figura de Jesus. "Alguém que está ao nosso lado, alguém muito próximo", caraterizou, assumindo que nunca viu em cinema esta sua ideia da figura bíblica. "Então, tentei ir por esse caminho e construir esse relacionamento individual com o espetador", contou.
9 — Diogo Morgado passou a ter um reconhecimento internacional depois de ter sido o protagonista da minissérie A Bíblia
Como 'Hot Jesus', é facto que o ator português atraiu uma legião de fãs e seguidores por todo o mundo, sobretudo, nas redes socias. Já na sua carreira, posteriormente ao lançamento da minissérie A Bíblia, participou, além-fronteiras, em CSI: Cyber e ainda foi protagonista da produção The Messengers.
10 — Mais de 10 anos após interpretar 'Jesus', Diogo Morgado não foi esquecido e surgiu num cartaz nas eleições que opunham Donald Trump e Kamala Harris
Em novembro do ano passado, o rosto de Diogo Morgado surgiu novamente em destaque. Desta vez, em imagens captadas diretamente da assembleia de voto na Igreja Sunset Ministry, em São Francisco, na Califórnia. Numa das paredes do local, o ator surge num grande cartaz cuja imagem retrata a sua participação, como 'Jesus', na série A Bíblia.
Agora que a coletânea de curiosidades chegou ao fim, saiba que a longa-metragem A Bíblia esteve a ser transmitida ao longo dos últimos dias neste Especial Cinema da Páscoa na SIC. A primeira parte pôde ser assistida na sexta-feira Santa, 18 de abril e a segunda, no sábado, 19 de abril. Ainda vai a tempo para acompanhar a terceira e última parte, neste Domingo de Páscoa, 20 de abril, a partir das 14h15.