É um caso repleto de contornos, e que esta segunda-feira, 25 de novembro, chegou a uma nova conclusão: o Ministério Público (MP) acusou José Castelo Branco da prática de violência doméstica sobre a mulher, Betty Grafstein, com o 'socialite' a poder receber, agora, uma pena de prisão entre um a cinco anos.

No documento, que pode consultar aqui, é dito que "arguido e vítima eram casados desde novembro de 1996", encontrando-se indiciado que, desde o início do casamento, "o arguido agredia física e verbalmente a vítima". Ainda de acordo com a acusação, "o arguido forçava a vítima a vestir roupa que escolhia, a ser maquilhada por si e a calçar sapatos que lhe provocavam dores", lê-se.

Filho de José Castelo Branco sobre acusação contra o pai: "Falam sabendo fragmentos da história"


Entretanto, o advogado de Betty reagiu à resposta dada pelo MP a este caso, em declarações à CMTV, referindo que a designer de joias está "mais descansada" com a acusação feita.

"(...) Mais descansada, não só com a dedução da acusação, como também com o facto de ver-se rejeitado pelo Tribunal da Relação de Lisboa o recurso apresentado pelo agressor relativamente à possibilidade de redução das medidas de coação", é dito.

Afirmando também que "a justiça tem sido célere e expedita na situação", o advogado revelou ainda que, no primeiro encontro com Betty Grafstein, a primeira coisa que a cliente lhe disse foi: "Eu só espero que o senhor me consiga ajudar. Eu acho que isto diz tudo".

Nas mesmas declarações, o advogado acusou ainda o arguido de "atacar" a sua cliente "atirando-lhe laca para os olhos".


José Castelo Branco 'reage' e diz que vai "sobreviver"

Após a acusação, o 'socialite' não prestou quaisquer declarações. Ainda assim, na madrugada desta terça-feira, 26, Castelo Branco foi até ao Instagram partilhar uma certa 'reação' ao caso.

O marchand'art partilhou um vídeo onde capta um momento de um programa do canal V+, onde o assunto era comentado. Na legenda da sua partilha, disse apenas: "Eu vou sobreviver. Deus é minha testemunha. Sejam abençoados".

Recorde que o caso entre José Castelo Branco e Betty começou em abril deste ano, depois de a designer ter dado entrada no hospital CUF Cascais, tendo pedido ajuda ao denunciar ser vítima de violência doméstica. O 'socialite' foi detido e mantém-se impedido de se aproximar da mulher.