Além de dizer ter sido vítima de cirurgia vaginal irreversível, considerando uma "invasão e violação bizarra", Brooke Shields também recordou um momento "extremamente doloroso" pelo qual passou quando tinha cerca de 30 anos: um aborto espontâneo.
"Quando eu tinha trinta e poucos anos, fiz um exame Papanicolau irregular, o que exigiu que eu fizesse uma biópsia em cone, que é um procedimento para remover tecido anormal do colo do útero", descreveu a atriz de 59 anos, citada pela People, na nova biografia 'Brooke Shields Is Not Allowed to Get Old' (Brooke Shields Não Tem Permissão Para Envelhecer, em português literal).
Os médicos terão então descoberto que haviam células anormais e que, provavelmente, teriam desenvolvido cancro. Parte do seu útero foi então retirado, o que lhe causou muita dor e fê-la sentir como se "todo o seu útero tivesse caído no chão da casa de banho".
"O médico também me disse que uma biópsia tão agressiva poderia causar demasiadas cicatrizes, podendo vir a ser impossível engravidar", frisou. Após ter feito um check-up, "logo depois de ter casado", foi feita mais uma descoberta: a cicatriz causada pela biópsia em cone tinha apertado e encurtado o colo do útero. Os danos eram tantos que, segundo a biografia, não conseguiam passar um cateter pelo canal cervical até à cavidade uterina para implantar um embrião para fertilização in vitro. Ao invés disso, procedimento foi feito pelo umbigo.
Georgina Rodríguez sofreu três abortos espontâneos antes da gravidez dos gémeos
"Surpreendentemente, a fertilização in vitro foi bem-sucedida e eu engravidei... para sofrer um aborto espontâneo três meses depois", escreveu Shields. "E o que se seguiu foram provavelmente as piores 12 horas seguidas da minha vida", relembrou.
"O aborto foi tão violento e terrivelmente doloroso que, quando chegou a hora de uma segunda tentativa de fertilização in vitro, perguntei ao meu médico: acha que a dor se deveu ao facto de a cicatriz ter esticado?' Se eu tivesse conhecimento dos riscos, poderia ter feito outras escolhas para ajudar a minha fertilidade", destacou a também modelo.
Recorde-se que Brooke Shields - que é casada com o produtor de televisão Chris Henchy desde 2001 - deu à luz a sua primeira filha, Rowan, em 2003, e três anos depois nasceu a segunda filha, Grier.