1 de julho de 2015. Uma data que, certamente, Heitor Lourenço nunca mais esquecerá: foi detido num aeroporto em Paris, França, por suspeita de terrorismo a bordo de um avião e interrogado horas a fio.

Poderá, ou não, recordar-se deste episódio minimamente caricato pois a notícia foi divulgada por vários meios de comunicação, inclusive internacionais. Recentemente, o ator relembrou o que aconteceu em conversa com Gilmário Vemba no '5 Para a Meia-Noite', da RTP1.

"Fui detido por suspeita de explodir um avião. Esta notícia saiu em todos os sítios no mundo inteiro. Eu fui abertura da CNN Indonésia. O The Sun disse que eu estava a murmurar mantras com uma soronidade árabe", começou por dizer.

"Eu estava simplesmente a ler no meu tablet um texto em tibetano que era bilingue, ou seja, tinha os caracteres em tibetano e tinha a tradução. Portanto, alguém confundiu e achou que aquele tibetano era o Alcorão. E que fosse! Eu tenho todo o direito de estar a ler o Alcorão. Hoje até me rio", esclareceu.

E continuou: "Eu estava a ser interrogado por seis agentes e a primeira pergunta que me fazem, sem eu saber de nada, é 'diga-me, por favor, porque é que você ia explodir um avião'. Depois de três horas eu me lembrava da fome e do meu estômago. Eu estava com uma presença de espírito enorme, às tantas disse assim 'desculpem lá, isto no meu país acontecem programas destes e como eu sou uma pessoa relativamente conhecida no meu país, isto será alguma brincadeira? Isto deve ser para os apanhados, não é?' Eu pensei que era para os apanhados."

Em 2022, Heitor Lourenço esteve à conversa com Daniel Oliveira no 'Alta Definição', da SIC, e também falou sobre o momento. O comentador do 'Passadeira Vermelha', da SIC Caras, estava a bordo de um avião da companhia aérea Transavia, que ia iniciar a ligação entre Paris e Lisboa, quando foi pedido para evacuar. Ora recorde: