Aos 52 anos, Dinarte Branco conta com vários projetos ligados ao humor e integra agora o elenco de uma série de suspense da RTP. Apesar deste ano ter sido de muito trabalho, confessa alguma mágoa por falta de apoios financeiros e lida ainda com as dores do aparatoso acidente que sofreu. “As dores vão ficar para sempre”, garante.

A TV 7 Dias marcou presença nas gravações de Algodão a Frio, a nova série da RTP, nas quais Dinarte Branco interpreta o papel de Américo e o ator levanta um pouco o véu sobre este desafio. “A minha personagem é um segurança. Foi para segurança provavelmente porque não tinha jeito para fazer mais nada. O Américo é uma pessoa que quer fazer o bem e é mais papista que o Papa, vê mal onde ele não existe e onde ele existe ele não vê”, conta.

O ano está a terminar e 2024 marcou para sempre o ator. Em maio passado Dinarte Branco sofreu uma aparatosa queda durante os ensaio-geral da peça A Madrugada que eu Esperava, chegando mesmo a ter estado nos cuidados intensivos. O ator ainda não recuperou totalmente. “Não estou ótimo, mas ainda só passaram seis meses, vai melhorar. Foi mesmo grave, foram quatro vértebras, seis costelas, uma clavícula partida. Andei por aí, de hospital em hospital, não foi necessário fazer cirurgia, o que foi bom, mas dentro do grave não foi o mais grave. Não fiquei paraplégico nem tetraplégico, nem o nível das lesões é do mais grave, mas as dores estão cá ainda. O médico a última vez que estive com ele disse ah, pronto, dores, isso agora é mais um ano e meio, mas provavelmente as dores vão ficar para sempre, porque eu tenho 52 anos, se aos 52 anos, nós já temos dores sem ter tido um acidente, agora é somar um acidente grave a isso”, explica.

Fique a par de tudo na sua TV 7 Dias, já nas bancas!

Texto: Neuza Silva (Neuza.silva@impala.pt); Fotos: Zito Colaço e TVI