Fátima Lopes não esconde o enorme orgulho que tem na mãe, Amélia, que completou 81 anos em fevereiro. Recentemente, a apresentadora falou como os pais reagiram de forma diferente, mas com o mesmo amor, aos seus dois divórcios.

"Eu tenho muita sorte. A minha mãe tem 81 anos, o meu pai faz agora 34 anos. A minha mãe está casada com o meu pai desde toda a vida, é o seu primeiro namorado. Mas a minha mãe tem uma cabeça espetacular, eu acho que a minha mãe é de cabeça mais jovem que eu", começou por dizer no podcast 'Voz de Cama'.

"Para a minha mãe não se pode abrir mão da felicidade. Toda a inteligência emocional que eu acho que tenho fui buscá-la à minha mãe. Para mim é mestre de inteligência emocional. Tem uma capacidade de olhar para as coisas e de as interpretar que eu às vezes penso 'uau, quem me dera um dia ser como a minha mãe'. Ela diz-me sempre 'filha, da felicidade não se abre mão e, portanto, qualquer decisão que tu tomes não interessa se eu concordo ou não concordo, eu não tenho direito a interferir, é a tua vida, eu só tenho que abrir as portas e receber-te'", continuou.


Fátima Lopes sobre os dois divórcios: "Se é assustador? Sim, é assustador"


Já o pai, Francisco, tem uma forma diferente de reagir: "O meu pai já não é assim, faz com todo o amor, mas ficou nele muito do que a sociedade diz, só que tem ao lado uma mulher como a minha mãe (...) A minha mãe é o meu role model, completamente. Em situações da minha vida, eu falo sempre primeiro com a minha mãe, não vou direto falar com o meu pai porque o meu pai reage da forma como ele foi ensinado e treinado, se calhar dizendo 'oh filha então mas vais-te divorciar outra vez?'. Ele dizia isto tudo cheio de amor e de medo, ele tinha um pânico horrível que eu fosse infeliz, só que é uma forma desajeitada de se manifestarem porque não sabem de outra maneira. O meu pai não sabe fazer de outra maneira", explicou.

"Porque é que falo primeiro com a minha mãe? Primeiro porque a minha mãe tem esta clareza de espirito e de cabeça e diz 'filha, o importante é a tua felicidade, se tu entendes que esta relação não é uma relação que te traga felicidade neste momento, a mãe está do teu lado'. Aceita e respeita. Depois a minha mãe ajuda-o a entender de que forma é que ele pode olhar para este acontecimento respeitando, acima de tudo, a filha. Portanto, quando eu lá chego, sabendo que o meu pai já sabe, a minha mãe já fez o seu trabalho", acrescentou.