Fátima Lopes prefere manter a sua vida privada o mais discreta possível. No entanto, a apresentadora falou recentemente sobre os dois divórcios e ainda deu alguns conselhos.

No podcast 'Voz da Cama', Fátima deparou-se com um e-mail de uma ouvinte que procura o amor aos 50 anos. "Talvez a minha história seja boa para inspirar esta pessoa. Eu já me divorciei duas vezes, é público, não é segredo nenhum. Se é assustador? Sim, é assustador. Foram em momentos muito diferentes da minha vida", contou.

"Se não estamos felizes, se não nos sentimos completos, se sentimos que somos amigos do nosso marido, do nosso companheiro, e só amigos, efetivamente não faz sentido. Se temos consciência que há um sentimento que dessapareceu, sejamos um bocadinho frios e pragmáticos. A razão pela qual estávamos juntos já não é a mesma", explicou, acrescentando que "só custa começar, depois percebes que és capaz porque a idade não é limitativa."

"O pragmatismo ajuda-nos muito: é o 'eu não sei se vou voltar a encontrar outra pessoa por quem me apaixone tanto ou mais do que a pessoa que já esteve na minha vida'. Mas eu pergunto, isto que tu tens, basta-te para ser feliz? Se a resposta é não tens de partir", destacou.


Fátima Lopes fala sobre os filhos e afirma: “Ficar em casa dos pais até aos 40 (…) comigo não dá”


Já sobre a questão da separação quando se tem filhos, a apresentadora foi direta: "Nós mulheres, por norma, pensamos muito mais nessa separação se tivermos filhos (...) É mais difícil. Vamos ter que ajudá-los neste processo da habituação a esta alteração, mas os miúdos não são parvos. Os miúdos percebem quando o pai e a mãe são realmente um casal ou são duas pessoas que estão juntas. Os miúdos percebem se os pais estão felizes ou não (...) Nunca é demais explicar aos miúdos que numa decisão como esta está, acima de tudo, o direito que tens de ser feliz. Estás a ensinar que não se pode contentar com migalhas de amor ou, neste caso, de desamor", afirmou.

Fátima Lopes contou ainda que não ficou "com amarguras" após o fim das suas relações: "Eu tento perceber o que é que correu mal naquela relação, porque é que aquilo não durou mais tempo, porque é que não ficámos juntos até sermos velhinhos (...) e depois de fazer esta análise e de tirar daí essa informação, pensar 'ok, se voltar a ter uma relação, vou tentar ter aprendido esta lição', não quer dizer que consigas. Ás vezes conseguimos, outras vezes batemos com a cabeça três vezes até que ela entre", explicou.

Recorde-se que a apresentadora é mãe de Beatriz, fruto de uma relação anterior, e de Filipe, fruto do casamento terminado com Luís Morais, de quem se separou em 2017.