Na primeira reação à derrota eleitoral, na Universidade Howard (Washington, DC), cerca de 24 horas depois de a contagem dos votos ter sido iniciada, Kamala Harris expressou junto dos seus apoiantes orgulho pela campanha que protagonizou pelo Partido Democrata e "os motivos pelas quais foi feita".

Num discurso de 12 minutos, a política democrata disse já ter admitido numa conversa com Trump a derrota eleitoral e apelou para o respeito dos resultados, observando que é isso que "distingue a democracia da anarquia e da tirania", numa alusão ao não reconhecimento de Trump da derrota eleitoral há quatro anos e ao assalto dos seus apoiantes ao Capitólio que se seguiu.

"Misto de desconhecimento ou só burrice" - Famosos reagem à eleição de Donald Trump


Kamala Harris prometeu ajudar o seu adversário eleito e ex-Presidente norte-americano entre 2017 e 2021 numa "transição de poder pacífica", mas deixou uma advertência: "Não devemos lealdade a um presidente ou a um partido, mas à Constituição dos Estados Unidos da América".

Continue a ler a notícia e veja parte do discurso de Kamala Harris em sicnoticias.pt


De salientar que na manhã de quarta-feira, dia 6 de novembro, Donald Trump, após uma longa campanha repleta de momentos de tensão, tornou-se o 47.º presidente dos Estados Unidos da América, 'cantando vitória' ao eleger mais de 270 votos do colégio eleitoral. O candidato republicado fez, imediatamente, o seu discurso de 'vencedor'.