Catarina Furtado falou recentemente sobre o quão preocupada fica com a contínua disseminação das chamadas Fake News – notícias falsas – nas redes sociais. Só que, se por um lado estava a alertar a população, por outro não correu como esperado. O motivo? As declarações geraram uma resposta por parte de Joana Amaral Dias, comentadora da TVI e alegada candidata à Presidência da República.

“Acho extraordinário que pessoas sem formação em investigação científica ou jornalismo se apresentem como detentoras da verdade. É o caso da Catarina Furtado”, começou por dizer, segundo a revista Vidas.

A psicóloga não ficou por aqui e atirou ‘contra’ o rosto da RTP: “É uma pena que ela não tenha sido cética quando andou a espalhar publicidade enganosa aos consumidores portugueses. Porque em 2021, a Catarina Furtado, a bem do dinheirinho, andou a espalhar umas lentes para óculos, onde dizia que tinha lentes que eram antivirais e antibacterianas.” Insatisfeita, rematou: “Aqui já não era desinformação, Catarina? Aqui já não foi cética? Foi o dinheiro que lhe toldou o pensamento crítico? Foram os lucros que a encandiaram?”.

Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: Arquivo Impala & Redes sociais