Foi durante a tarde desta sexta-feira, 13 de setembro, que as autoridades norueguesas realizaram as diligências necessárias para deter o filho mais velho da princesa herdeira da Noruega, Mette-Marit.

De acordo com a Lusa, segundo o jornal Expresso, Marius Hoiby foi detido por violar uma ordem de restrição. Isto acontece na sequência da sua primeira detenção, no início de agosto deste ano (2024), por ter agredido uma mulher e danificado um apartamento em Oslo.

"No início de setembro, a polícia recebeu informações de que Marius Hoiby tinha, em várias ocasiões, estabelecido contacto indesejado com a mulher que tem o estatuto de vítima no incidente [...] de 04 de agosto", disse a polícia norueguesa, citada pela publicação.

Por conta disso, "a polícia impôs-lhe uma ordem de restrição, mas recentemente soube que Marius Hoiby tinha violado e, por isso, foi decido prendê-lo devido ao risco de reincidência", acrescentaram as autoridades.

Suspeita-se ainda que o filho de Mette-Marit tenha cometido violência doméstica contra duas mulheres e ameaças contra outra pessoa. E apesar do advogado do jovem adulto de 27 anos ter dito à emissora norueguesa NRK que o seu cliente negou estas acusações, no mesmo mês de agosto, Marius Hoibyadmitiu ter agredido a namorada. Na altura alegou estar "sob o efeito de álcool e cocaína" e sofrer de "perturbações mentais".

Recorde que Marius Hoiby é fruto de uma relação esporádica da futura rainha da Noruega. Mette-Marit e o príncipe Haakon têm dois filhos, Ingrid Alexandra, de 20 anos e Sverre Magnus, de 18.