
Luciana Mendes descobriu que tinha um tumor maligno e raro na mandíbula, em plena pandemia. A criadora de conteúdos ficou com o rosto deformado devido à doença e, no ano passado, esteve na 'Casa Feliz', da SIC, para relembrar que "deste lado da tela, existe um ser humano". No entanto, recentemente, a criadora de conteúdos denunciou um episódio que terá acontecido enquanto fazia compras.
Através de um vídeo nas redes sociais, a sobrevivente oncológica - que é palestrante e natural do Porto - expôs a situação: "Eu acabar de sair agora do Pingo Doce Marquês, onde eu costumo ir, fui lá às compras. Ainda estou meio atordoada (...) Estava a pagar na caixa, passa o segurança e vira-se para a rapariga que está na caixa e diz assim 'isto deve ter sido um ataque de vespa asiática' e começa a rir. Eu ouvi aquilo e pensei assim 'ele não deve estar a falar de mim'", recordou.
"Ele fez questão que eu voltasse a ouvir e voltou a dizer à rapariga, a rir-se, 'isto deve ter sido um ataque de vespa asiática na cara'. Eu fiquei super nervosa, olhei para a rapariga e disse 'isto não foi vespa asiática, isto foi cancro'", contou, referindo que, de seguida, confrontou o segurança: "Disse-lhe 'olhe, o senhor não me conhece de lado nenhum, isto não foi vespa asiática, isto foi cancro. O senhor tem idade para ter juízo'". "Foi um segurança com idade para ser meu pai, com 50 e tal anos, a instigar o caos ali dentro."
"Nem sequer se dignou a pedir desculpa, nem olhou para mim"
Luciana decidiu chamar a gerente do supermercado e pedir o livro de reclamações. O seu pensamento foi este: "Eu já ouvi má educação de tanta gente, isto desta vez não vai passar". "Escrevi no livro de reclamações, a gerente foi cinco estrelas, pediu-me desculpa, eu pedi o número dele, a empresa chama-se Prestibel. Ele veio dar-me o número, nem sequer se dignou a pedir desculpa, nem olhou para mim. Ele não teve noção daquilo que fez, imaginem o nível desta pessoa. Eu ainda estou aqui a tentar processar (...) Isto para mim foi surreal", lamentou.
"Eu não estou a fazer este vídeo para que o despeçam, estou a fazer este vídeo para se calhar ele ter aulas de cidadania ou de perceber o que é ser uma pessoa inclusiva, de fazer jus ao trabalho que ele tem, em trazer segurança a outras pessoas e foi tudo aquilo que ele não me trouxe", esclareceu.
A resposta do supermercado
Após o vídeo ter sido amplamente partilhado, a criadora de conteúdos recorreu novamente à sua conta de Instagram para fazer uma atualização. "Acabei de receber uma chamada dos escritórios do Pingo Doce de Lisboa a pedirem desculpa, pediram-me várias vezes desculpa. Disseram-me que o segurança já não se encontra a trabalhar com eles, que o dispensaram, que não se revêm com este tipo de comportamentos, então essa pessoa já não faz mais Pingo Doce", revelou.
"Este vídeo chegou a quem deveria chegar. Isto é uma prova que nós não nos devemos calar, devemos sempre denunciar situações ou atitudes em que nós sejamos prejudicados. Isto não é normal. É muito importante que não nos calemos. A Prestibel ainda não me disse nada, mas espero que este senhor tenha aprendido e que ponha a mão na consciência, que tenha agora noção dos seus atos", acrescentou.
O site do Fama Show entrou em contacto, via email, com a Jerónimo Martins, detentora do Pingo Doce, e com a Prestibel, mas até ao momento da publicação deste artigo não obteve resposta.