Na próxima segunda-feira, 11 de novembro, assinala-se no Reino Unido o Remembrance Day, uma data que relembra e homenageia todos aqueles que perderam a vida na guerra ao serviço do país e da Commonwealth.
Ainda este domingo, 10, iniciam-se as cerimónias referentes ao Remembrance Sunday. Mas há um outro detalhe que tem saltado à vista e que importa explicar: no mês de novembro, todos os membros da família real britânica usam ao peito um alfinete em forma de papoila.
No ano passado, esse mesmo pormenor não ficou ao acaso no look de Kate Middleton e de Camilla durante a cerimónia. Vestidas de preto, como assim mandava o protocolo, a rainha e a princesa envergavam ao peito um alfinete com a forma de papoila encarnada.
Sob observação médica, Camilla é obrigada a cancelar eventos devido a infeção
Desde 1921 que a flor ganhou uma nova notoriedade, afirmando-se como um símbolo de homenagem àqueles que morreram na guerra assim como simboliza a união entre o Reino Unido e os 56 países da Commonwealth.
Kate Middleton dá toque extra à simbologia
Contudo, na cerimónia do ano passado, a Princesa de Gales optou por um alfinete com três papoilas que, estrategicamente alinhados, formavam uma nova flor. Segundo a Hello! existem várias teorias para isso.
Uma das teorias mencionadas pela revista referia que a bisavó de Kate terá tido três irmãos que foram mortos em combate durante a Primeira Guerra Mundial. Apontou-se, assim, para a possibilidade de esta ter sido uma homenagem feita aos familiares da princesa, dos quais Kate teve conhecimento durante uma visita comovente ao Museu Imperial da Guerra, no ano de 2018.
Outra suposição apontava para um plenamente estético, isto porque um buquê de papoilas será mais visível do que apenas uma flor.
Estas foram as últimas palavras escritas no diário de Isabel II
Recorde-se que a Rainha Isabel II tinha o hábito de exibir, quando se deslocava para um serviço especial, um alfinete com cinco papoilas. Apesar de nunca ter sido confirmado pelo Palácio, acreditava-se que estas cinco papoilas juntas representavam cada serviço na guerra: Exército, Marinha, a Força Aérea Real, a Defesa Civil e ainda as mulheres.