Desenvolver uma nova moto é um processo moroso e trabalhoso. Há inúmeros aspetos a ter em conta, desde a fase de conceitos e de ideias para um modelo até à sua introdução no mercado.

E uma das partes fundamentais é a homologação – que tem de ser equacionada e considerada, com diferentes requisitos em diferentes países e regiões do mundo. Ou seja, para um construtor que venda globalmente o desafio é ainda maior.

O designer chefe da BMW Motorrad, Alexander Buckan, falou acerca deste assunto numa entrevista ao Motorrad Online, frisando essa globalidade da marca que requer ter em conta os distintos requisitos para homologar uma moto em diferentes locais:

Este é um aspeto bastante importante. O que acho que muitos leitores não estão realmente conscientes é do assunto da homologação. E não estamos a falar só da Alemanha, os nossos veículos são vendidos globalmente. Isso significa que tens de considerar todos os mercados, e cada mercado tem os seus próprios requisitos. E tens de gerar a interseção ideal a partir disto. Esse é um dos motivos pelos quais as coisas são como são’.