![Altamente apetecíveis: Algumas super desportivas que te farão sorrir](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Durante anos, os motociclos que definiram a categoria das superdesportivas foram modelos de alta cilindrada, tecnologicamente avançados e concebidos para oferecer prestações de pista sem compromissos. Contudo, o mercado tem vindo a transformar-se, abrindo espaço para uma nova geração de desportivas que equilibram desempenho e usabilidade no dia-a-dia.
Em vez de priorizar a potência bruta, estes novos modelos valorizam um binário utilizável desde baixas rotações e uma ergonomia menos extrema, tornando-os mais confortáveis para condução em estrada. A partilha de motores entre diferentes gamas também permite reduzir custos, sem comprometer a experiência de condução.
KTM 990 RC R
A KTM apresenta a 990 RC R como “a próxima geração das superdesportivas”, combinando alto desempenho com uma condução acessível. Este modelo não é apenas uma Duke com carenagem, mas sim uma nova abordagem ao segmento, incorporando um motor bicilíndrico de 947cc, suspensão WP Apex, aerodinâmica inspirada na MotoGP e um painel TFT avançado.
![](/assets/img/blank.png)
Source: KTM
Ducati Panigale V2
A Ducati reformulou a Panigale V2, tornando-a mais acessível sem perder o ADN desportivo. O motor V2 de 890cc oferece uma curva de binário equilibrada, melhorando a resposta em baixas e médias rotações. Mais leve que a versão anterior, a nova Panigale V2 promete um desempenho cativante tanto em estrada como em pista, equilibrando prestações com facilidade de condução.
![](/assets/img/blank.png)
Source: Ducati
Aprilia RS 660 Factory
A Aprilia RS 660 foi uma das pioneiras neste novo segmento de desportivas médias, combinando tecnologia avançada com uma ergonomia menos extrema. Para 2025, a versão Factory recebe melhorias na aerodinâmica e um incremento de potência, consolidando-se como uma das opções mais equilibradas do mercado.
![](/assets/img/blank.png)
Source: Aprilia
Suzuki GSX-8R
A Suzuki GSX-8R é uma desportiva com uma abordagem pragmática. O seu motor bicilíndrico de 776cc, partilhado com outros modelos da marca, oferece um excelente compromisso entre prestações e facilidade de utilização. A sua ergonomia mais relaxada torna-a uma opção versátil para quem procura um motociclo desportivo sem abrir mão do conforto.
![](/assets/img/blank.png)
Source: Suzuki
Yamaha YZF-R9
A Yamaha introduziu a YZF-R9, equipada com o motor tricilíndrico CP3, numa nova estrutura de alumínio, otimizando o peso e a dinâmica de condução. Com uma eletrónica avançada, travões Brembo e uma suspensão KYB totalmente ajustável, a R9 pretende ser a opção ideal para quem quer um modelo desportivo sem os extremos de uma superbike.
![](/assets/img/blank.png)
Source: Yamaha
Combinando potência suficiente, ergonomia aprimorada e eletrónica de ponta, estas novas desportivas estão a redefinir o segmento. O foco não é apenas a pista, mas também a experiência de condução no dia-a-dia, garantindo que tanto motociclistas experientes como novos entusiastas possam desfrutar de um desempenho emocionante sem compromissos excessivos.
Source: Cycleworld