A Benelli revelou no EICMA 2024 uma nova decoração para a sua Tornado Naked Twin 500, reforçando o caráter desportivo e agressivo que define este modelo. Fiel às raízes da marca de Pesaro, esta moto continua a combinar potência, estilo e uma experiência de condução que agrada tanto a motociclistas experientes como a novos adeptos do segmento naked.

Design: Poderoso e dinâmico

O design da Tornado Naked Twin 500 é marcado por linhas musculadas e equilibradas, criando uma presença robusta mas fluida. Apesar da sua postura agressiva e inclinada para a frente, o modelo aposta em superfícies elegantes, como a traseira afilada, que acentua a sensação de movimento e dinamismo. O conjunto ótico frontal, totalmente LED, integra luzes diurnas (DRL) em forma de “T”, complementadas por módulos independentes para luzes altas e baixas, enquanto os indicadores dianteiros são integrados nos protetores das mãos, reforçando o estilo único da moto.

Motor: Eficiência e desempenho Euro 5+

Equipado com um motor bicilíndrico paralelo de 500cc, o modelo oferece uma potência de 47,6 cv (35 kW) a 8.500 rpm e um binário de 46 Nm a 6.000 rpm. Este motor cumpre as rigorosas normas Euro 5+ e destaca-se pela suavidade na entrega de potência e pela progressão linear ao longo da faixa de rotações. Para adaptar o motor ao quadro em treliça tubular, foram otimizadas a tampa da embraiagem e a tampa de transmissão. O sistema de escape inclui novos catalisadores, assegurando conformidade com as regulamentações ambientais e melhorando o desempenho graças a um filtro de admissão redesenhado.

Entre os detalhes técnicos estão uma embraiagem deslizante banhada a óleo e uma caixa de seis velocidades com transmissão final por corrente, garantindo versatilidade tanto para a cidade quanto para estradas sinuosas.

Ciclística: Agilidade e segurança

A ciclística da Tornado Naked Twin 500 foi projetada para oferecer máxima agilidade em estradas curvas, proporcionando diversão e segurança em qualquer cenário. Com uma distância entre eixos de 1.451 mm, a moto é extremamente manobrável. A suspensão dianteira apresenta uma forquilha invertida de 50 mm de diâmetro e 125 mm de curso, enquanto a traseira conta com um braço oscilante tradicional e um monoamortecedor central ajustável, com curso de 41,2 mm.

O sistema de travagem combina dois discos frontais de 320 mm com pinças radiais de quatro pistões e ABS, enquanto na traseira há um disco de 260 mm com pinça flutuante. As jantes de liga de alumínio, com pneus 120/70-17 na frente e 160/60-17 atrás, asseguram aderência e estabilidade em qualquer curva.

Tecnologia e Conforto

O painel de instrumentos é composto por um ecrã TFT de 5 polegadas, de alta resolução e compatível com Bluetooth, permitindo ao condutor gerir chamadas e notificações diretamente durante a condução. Adicionalmente, a iluminação traseira está integrada nos piscas, criando um visual moderno e limpo.

Especificações técnicas resumidas
  • Motor: Bicilíndrico 500cc, 47,6 cv, 46 Nm
  • Suspensão: Forquilha invertida Ø50mm (dianteira); monoamortecedor ajustável (traseira)
  • Travões: Discos duplos de 320 mm (frente) e disco único de 260 mm (traseira), ambos com ABS
  • Peso: 175 kg (a seco)
  • Depósito: 12 litros
  • Painel: Ecrã TFT de 5” com conectividade Bluetooth

Source: Benelli