A BMW Motorrad apresentou a sua mais recente obra-prima no mundo das motos personalizadas: a R 18 One Eight «C», criada pelo ícone da personalização de motociclos, Paul Yaffe. Este modelo único funde a estética clássica dos hot rods com a essência distintiva da BMW, demonstrando a genialidade do designer norte-americano.
Um ícone da personalização
Desde 1991, Paul Yaffe é uma referência no universo da customização de motos. Não apenas um construtor, mas um verdadeiro designer, Yaffe fundou a American Legend Motorcycle Company, que evoluiu para a Bagger Nation, consolidando a sua reputação como um dos grandes nomes do setor.
Entre os seus inúmeros prémios, destacam-se três distinções de “Motociclo Mais Bonito do Mundo” no Oakland Roadster Show, dois prémios de “Construtor do Ano” e três de “Inovador do Ano” pela revista Easyriders. Em 2015, foi também incluído no Sturgis Hall of Fame. As suas criações apareceram em mais de 300 artigos de revistas em todo o mundo e em programas de televisão como os dos canais Discovery e History.
Agora, Yaffe revela a sua mais recente criação, uma personalização única da BMW R 18 B, que será apresentada no MBE Show em Verona, Itália.
BMW e hot rods: uma fusão surpreendente
Antes de iniciar o projeto, Yaffe passou milhares de quilómetros a conduzir a BMW R 18 B pelos Estados Unidos, para se familiarizar com a moto e as suas características. O objetivo era criar uma big wheel bagger que preservasse a autenticidade da BMW, evitando o uso de componentes da sua linha habitual de produtos.
Um dos elementos mais impressionantes da personalização foi a roda dianteira de 26 polegadas, fabricada a partir de um bloco sólido de alumínio com 400 libras. O quadro teve de ser alongado e ajustado para acomodar esta roda imponente, sendo também desenvolvidos sistemas específicos para otimizar o manuseamento.
Inspirada no estilo clássico dos Mercury Lead Sled dos anos 50, a equipa criou componentes exclusivos, como um guarda-lamas dianteiro feito de raiz e uma carenagem original da R 18 que foi reestruturada para alinhar perfeitamente com o novo design. Uma peça adicional, o spoiler frontal, foi desenvolvida para preencher a lacuna entre a carenagem e o depósito de combustível, ocultando estrategicamente o radiador.
Os alforges também foram alvo de atenção especial. Yaffe manteve as tampas, fechos e altifalantes originais da BMW, criando novas “peles” para dar aos alforges um perfil mais alongado e elegante, sem comprometer a funcionalidade.
A essência dos Lead Sled: suspensão pneumática e escapes laterais
Para respeitar o estilo Lead Sled, Yaffe deu prioridade a dois elementos: a suspensão pneumática e os escapes laterais. Um sistema avançado de ar comprimido foi desenvolvido para integrar tanques de armazenamento, um compressor e todos os controlos necessários, instalados discretamente sob os alforges.
No que toca aos escapes, Yaffe fez questão de preservar o caráter único da BMW, mantendo os icónicos tubos dos motores Boxer. Os catalisadores foram removidos, dando lugar a um sistema de baffles de alto desempenho, que garantem a pressão de retorno ideal e um som característico de hot rod.
Acabamentos de excelência
Esteticamente, a moto aposta na simplicidade. O foco foi dado a uma silhueta elegante e um acabamento em preto brilhante, sem gráficos distrativos. Para contrastar, o interior foi pintado num tom clássico de vermelho sangue de boi (ochs blood red). O assento e o painel foram cuidadosamente estofados, enquanto as pinças de travão dianteiras receberam uma cor a condizer, conferindo um toque de sofisticação.
A BMW R 18 One Eight «C» personifica o que é a arte em duas rodas e esta verdadeira obra de arte de Paul Yaffe conseguiu unir a herança da BMW com a estética inconfundível dos hot rods, criando uma máquina que impressiona tanto pela sua beleza como pela atenção ao detalhe técnico.
A moto reflete o equilíbrio perfeito entre o passado e o futuro, e é um tributo ao design visionário que continua a inspirar o mundo da personalização.
Source: BMW
Images ©2023 Michael Lichter