O segmento das motos adventure de média cilindrada está ao rubro, oferecendo uma combinação perfeita entre potência, capacidade off-road e versatilidade. Entre as opções mais populares estão a Aprilia Tuareg 660 e a Yamaha Ténéré 700, ambas amplamente testadas em condições extremas, como a Africa Eco Race e os impressionantes feitos de Pol Tarres no enduro extremo.
No entanto, para além destas marcas bem estabelecidas, fabricantes emergentes como a CFMoto estão a desafiar o mercado com máquinas acessíveis e altamente capazes. A fabricante chinesa tem vindo a elevar o padrão do que os aventureiros podem esperar de uma moto dentro de um determinado intervalo de preço.
Ambição clara: CFMoto na luta das Adventure
A CFMoto tem demonstrado um compromisso evidente com o segmento ADV, como comprova o lançamento da Ibex 450 (também conhecida como 450MT noutros mercados). Com um design inspirado no rally, componentes prontos para o off-road e um motor surpreendentemente competente, a Ibex 450 posiciona-se como uma adversária séria para a Royal Enfield Himalayan no mercado das adventure de entrada.
Agora, a CFMoto aposta ainda mais alto com o lançamento da 700MT, uma moto adventure de média cilindrada que preenche a lacuna entre a Ibex 450 e a Ibex 800 (conhecida internacionalmente como 800MT). Se a 700MT for lançada nos EUA, é provável que receba o nome de Ibex 700.
Preço competitivo e especificações atrativas
Recentemente apresentada nas Filipinas, a 700MT tem um preço extremamente competitivo de 388.800 pesos filipinos, cerca de 6.650 dólares norte-americanos ou 6.400 euros, este valor coloca-a a menos de metade do preço da Aprilia Tuareg 660 e significativamente mais barata que a Yamaha Ténéré 700 e a Honda Transalp 750. Mas para além do preço, o que faz desta moto uma aposta interessante?
A 700MT é equipada com um motor bicilíndrico DOHC de 693cc, capaz de produzir 68 cavalos de potência às 9.500 rpm e 60 Nm de binário às 6.000 rpm. Este bloco, herdado da plataforma 700CL-X, proporciona um desempenho equilibrado para viagens de longa distância e aventuras fora de estrada.
No entanto, há um detalhe que pode dividir opiniões: a escolha de um virabrequim a 180 graus em vez dos habituais 270 graus, comum na maioria das adventure de média cilindrada. Esta opção pode resultar numa sonoridade e sensação de condução menos entusiasmantes, aproximando-a de uma Kawasaki Versys 650 ou Honda CB500X, mas com mais potência.
Capacidades off-road e tecnologia moderna
Com um peso de 258 kg, a 700MT não é das adventure mais leves, mas compensa com uma altura de assento ajustável entre 800mm e 840mm e um generoso depósito de combustível de 20 litros, garantindo boa autonomia para longas viagens.
A suspensão inclui uma forquilha invertida de 43mm (não ajustável) e um amortecedor traseiro ajustável em pré-carga, oferecendo 150mm de curso na dianteira e 148mm na traseira. As jantes raiadas de 19 polegadas na frente e 17 polegadas na traseira, calçadas com pneus 110/80 e 150/70, reforçam a sua aparência aventureira.
Em termos de tecnologia, a 700MT está bem equipada. Conta com ABS, controlo de tração, iluminação full LED e um painel TFT a cores de 5 polegadas. Além disso, inclui o sistema T-Box da CFMoto, que permite rastreamento GPS e conectividade com smartphones.
Uma ameaça direta para as rivais mais tradicionais?
Dentro da própria gama da CFMoto, a 700MT posiciona-se como uma opção intermédia entre a Ibex 450 e a Ibex 800, inclinando-se ligeiramente mais para o off-road do que a 800MT standard, mas com mais aptidão para viagens do que a 800MT-X, de inspiração rally.
No mercado geral de adventure de média cilindrada, a 700MT desafia diretamente modelos como a Kawasaki Versys 650, a Honda Transalp 750 e a Moto Morini X-Cape 650, destacando-se pelo seu preço mais acessível.
A grande questão é se esta moto chegará aos mercados ocidentais. Com a recente expansão da CFMoto e a boa receção dos seus modelos nos EUA, é provável que a 700MT acabe por chegar a este mercado. No entanto, as políticas comerciais mais restritivas em relação às importações chinesas podem criar alguns entraves.
Se a CFMoto conseguir introduzir a 700MT nos mercados ocidentais, poderá representar uma séria ameaça às marcas estabelecidas, principalmente pelo seu excelente equilíbrio entre preço, desempenho e tecnologia. O segmento das adventure de média cilindrada acaba de ficar ainda mais competitivo.