Em 2023, a Ducati lançou um motor monocilíndrico, o Superquadro Mono, usado já na Hypermotard 698 Mono. No entanto, por agora não será colocado em mais nenhum modelo e não há previsão de isso acontecer em breve.

Tudo devido à situação atual do mercado após a pandemia, em que muitos construtores lidam com uma quebra das vendas e excesso de stock – o que já colocou a KTM AG em sérias dificuldades. A Ducati não quer correr riscos com motos que não estejam bem encaixadas no mercado.

Domenico Leo, diretor de marketing de produto do construtor de Borgo Panigale, disse ao Motorcycle News: ‘Para o futuro, não sei se é o momento de fazer algo que seja demasiado diferente no mercado. Devido à situação, temos de fazer produtos que agora se encaixam muito no mercado, então não podemos explorar’.

Embora não descarte por completo que algo mude no futuro, o italiano insistiu que o risco é muito grande: ‘Nesta situação, talvez um ou dois anos mais tarde possamos mudar algo, mas agora é muito arriscado e sabemos que a Ducati tem muitos funcionários e pensamos que a estratégia da marca tem de sustentar todos os funcionários’.