A Ducati quer resolver um potencial problema de segurança ao nível do painel de instrumentos dos motociclos – tendo patenteado um cuja inclinação pode ser ajustada.
O construtor de Borgo Panigale sublinha: ‘Pode acontecer que reflexos são gerados na unidade de ecrã, cujos reflexos podem ser perturbadores e/ou perigosos para o condutor. Para além disso, a altura do condutor pode também ser a causa de uma visão imperfeita do ecrã, cuja posição está fixada no veículo de uma forma que pode ser adaptada à altura média do condutor’.
A ideia da patente é ‘fornecer uma unidade de painel de instrumentos que comprime o elemento de suporte segurado no veículo e o painel de instrumentos em si fornecido com a sua unidade de ecrã’. Também se propõe a ‘fornecer uma unidade de painel de instrumentos onde a unidade de ecrã é sempre legível de maneira ideal pelo condutor, seja qual for a sua altura’.
E, um terceiro objetivo da patente é proporcionar ‘uma unidade de painel de instrumentos em que a unidade do ecrã está sempre legível, de maneira ideal e de forma completamente independente da luz que existe no ambiente onde o motociclo se está a mover’.
Para tal, o painel de instrumentos estaria segurado num apoio móvel, através de parafusos e elementos de amortecimento. Isso permite ao condutor ajustar a inclinação do painel de instrumentos relativamente ao elemento de suporte fixo, podendo assim evitar interferências de reflexos de luz. Poderá ser também ajustado conforme a altura do condutor, por forma a que a leitura seja sempre fácil.