
Com a descontinuação da icónica CB1300SF, a Honda prepara-se para preencher o vazio deixado por um dos seus modelos mais emblemáticos. Os rumores sobre um novo modelo, possivelmente designado CB1000F, têm vindo a ganhar força, especialmente com a presença esperada de uma nova CB-F no próximo certame de motas no Japão. A base deste novo modelo? A recentemente lançada CB1000 Hornet.
Apresentada na EICMA 2024 e disponível no Japão desde janeiro de 2025, a CB1000 Hornet representa uma nova abordagem da Honda no segmento das naked desportivas. Com um design arrojado ao estilo streetfighter, a Hornet foi claramente pensada para o mercado europeu. No entanto, o gosto nipónico pelo estilo retro-clássico, evidenciado pelo sucesso da Kawasaki Z900RS, levanta questões sobre se a Honda apostaria num modelo inspirado nas suas clássicas CB-F para conquistar esse público.
A marca já tinha revelado o “CB-F Concept” em 2022, um protótipo que trouxe à memória a era dourada das CB, mas que nunca chegou a ser comercializado. Com a recente confirmação do fim da linha CB1300SF, muitos entusiastas acreditam que a Honda estará pronta para lançar um novo modelo que combine a tecnologia moderna com um design retro icônico.
A CB1000 Hornet utiliza um motor derivado da CBR1000RR de 2017, um bloco tetracilíndrico em linha de 999cc que entrega uma potência e binário robustos. Com um sistema avançado de gestão eletrónica, incluindo modos de condução personalizáveis e controlo de trâo ajustável, a Hornet é uma máquina equilibrada entre potência bruta e sofisticação eletrónica.
Se a nova CB1000F for baseada na Hornet, é provável que herde este motor e sistema eletrónico, talvez com algumas afinações para enfatizar o carácter neo-clássico. A possibilidade de uma versão SP com suspensão Öhlins e travões Brembo pode torná-la ainda mais apelativa para os puristas da performance.
Enquanto a CB1000 Hornet aposta numa estrutura moderna em aço de dupla trave, um eventual modelo CB1000F poderá reinterpretar esse conceito com elementos que remetam para os tempos das CB1100 e CB1300. Uma das principais questões estéticas é o design do depósito de combustível e o tratamento visual do quadro, elementos que serão cruciais para atrair os amantes do estilo clássico sem comprometer a modernidade da máquina.
Outro ponto a considerar é o painel de instrumentos. A Hornet conta com um ecrã TFT de 5 polegadas, repleto de funcionalidades conectadas, mas um modelo CB1000F poderia beneficiar de um painel mais clássico, talvez uma solução híbrida com mostradores analógicos e um pequeno ecrã digital secundário.
Com a crescente procura por motas naked retro de alta cilindrada, a Honda tem a oportunidade de conquistar um segmento que continua a demonstrar grande vitalidade. A CB1000F, caso venha a ser confirmada, terá um papel crucial em manter viva a linhagem CB-F, oferecendo uma alternativa moderna e tecnologicamente avançada, mas com o ADN clássico que tantos motociclistas apreciam.
Com um mercado cada vez mais competitivo e entusiastas à espera de uma sucessora digna da CB1300SF, todas as atenções estarão voltadas para o próximo salão de motas, onde a Honda poderá finalmente revelar a sua próxima grande aposta no segmento naked. O regresso da lenda poderá estar mais próximo do que nunca.
Source: Japan Webike