Na EICMA 2024, em Milão, a Honda apresentou um novo e inovador conceito de motor de combustão interna (ICE) destinado a motociclos de alta performance, juntamente com os seus protótipos elétricos EV FUN e EV Urban. Este anúncio destaca a contínua inovação da Honda em ambas as áreas, combinando uma abordagem para fontes de energia sustentáveis e eficientes com o compromisso de proporcionar a emoção de conduzir.

O novo conceito de motor ICE, um motor de quatro tempos em V3 com inclinação de 75°, é compacto, estreito e desenvolvido especificamente para motociclos de maior cilindrada. A sua característica principal é um compressor elétrico inovador — o primeiro do seu género numa moto. Este compressor ajusta a compressão do ar de admissão independentemente da rotação do motor, aumentando o torque nas baixas e médias rotações. Assim, os condutores podem aceder a uma potência responsiva logo desde o arranque, sem necessidade de altas rotações.

A utilização única do compressor elétrico pela Honda também oferece uma maior liberdade de design. Ao eliminar a necessidade de um intercooler, os engenheiros conseguiram centralizar a massa do motociclo, melhorando ainda mais o equilíbrio e a manobrabilidade. O motor V3 compacto não só traz um desempenho avançado, como também cria espaço para possibilidades futuras de design e expansão de modelos.

Para aqueles que se recordam do icónico V3 de dois tempos NS400R da Honda dos anos 80, este novo conceito V3 desperta nostalgia, ao mesmo tempo que dá um salto em frente com tecnologia moderna. Este motor inovador marca um novo capítulo no legado da Honda em motociclos, com o desenvolvimento previsto para continuar até à produção em massa. A empresa mantém-se comprometida em proporcionar experiências de condução emocionantes, aliando engenharia de ponta ao prazer único de possuir e conduzir uma moto.

Fique com um breve vídeo exclusivo, do Motociclismo:

Images Source: Honda