
A duquesa de Sussex, Meghan Markle, revelou que sofreu uma condição médica "rara e assustadora" após dar à luz um dos filhos.
No primeiro episódio do seu novo podcast, Confessions of a Female Founder, Meghan Markle disse que foi diagnosticada com pré-eclampsia pós-parto, que descreveu como um "grande susto médico" e disse que teve de lidar com a situação em silêncio.
"Ainda estás a tentar conciliar todas as coisas sem o mundo saber o que se está a passar e, no silêncio, ainda tens de tentar aparecer publicamente. Mas estas coisas são grandes sustos médicos." conta a duquesa.
Meghan, que tem dois filhos com o príncipe Harry, duque de Sussex, não revelou se enfrentou a complicação médica após o nascimento de Archie, o filho mais velho, ou Lilibet, de três anos.
"É tão raro. E tão assustador", desabafou Meghan.
A primeira convidada do podcast foi Whitney Wolfe Herd, fundadora da aplicação de namoro Bumble, que também sofreu da mesma condição.
"Uma questão de vida ou morte, de facto." descreveu Whitney Herd, referindo-se à doença.
O novo podcast de Meghan
No podcast, a duquesa de Sussex falou também sobre a experiência de conciliar trabalho e maternidade.
"Eu não saio de casa para ir ao escritório, o meu escritório é aqui. A Lili ainda dorme a sesta, se ela acordar e quiser estar comigo, ela sabe onde me encontrar, mesmo que a porta do meu escritório esteja fechada", revelou Meghan.
"A Lili fica sentada no meu colo durante reuniões de executivos. Eu não o faria de outra forma", explica.
O que é pré-eclampsia?
A pré-eclampsia é uma complicação de saúde que acontece na gravidez ou pouco tempo após o parto. Embora seja rara, há situações em que a pré-eclampsia aparece pela primeira vez nas quatro semanas seguintes ao nascimento do bebé.
Segundo o site da CUF, esta condição afeta entre 6 e 10% de todas as gravidezes e é considerada a principal causa de mortalidade pré-natal.
A pré-eclampsia consiste num quadro clínico em que se verificam níveis de pressão arterial elevados (hipertensão), associados à presença de proteínas na urina.