A equipa oficial da Honda, Team HRC, vai competir pela primeira vez com a moto elétrica de trial RTL ELECTRIC na categoria International A Super (IAS) do Campeonato de Trial do Japão, a partir da sexta ronda do campeonato, que terá lugar em Yuasa, Wakayama, no dia 13 de outubro de 2024.

A RTL ELECTRIC é a primeira moto de trial elétrica de competição desenvolvida pela Honda, baseada na tecnologia adquirida com a Montesa COTA 4RT, que tem sido utilizada no Campeonato Mundial de Trial da FIM e que contribuiu para os 18 títulos consecutivos do lendário piloto Toni Bou. O desenvolvimento desta moto elétrica também incorpora o conhecimento obtido com a CR ELECTRIC PROTO, que competiu este ano na FIM E-Xplorer World Cup, um campeonato mundial dedicado a motos off-road elétricas.

O japonês Takahisa Fujinami, vencedor do Campeonato Mundial de Trial em 2004 e atual chefe da equipa Repsol Honda Team, é o piloto de testes da RTL ELECTRIC. Fujinami também será o responsável por competir na ronda de Yuasa com a nova moto, marcando um importante passo na transição da Honda para a eletrificação no mundo do desporto motorizado.

Este movimento faz parte do compromisso da Honda com a eletrificação das suas motos, uma estratégia fundamental para alcançar a neutralidade carbónica em todos os seus produtos e atividades empresariais até 2050. A empresa planeia eletrificar toda a sua gama de motociclos até à década de 2040, respondendo assim às necessidades diversificadas dos seus clientes e avançando a tecnologia em áreas como o trial e o motocross.

A estreia da RTL ELECTRIC no Campeonato de Trial do Japão representa um marco na evolução tecnológica da Honda e reflete o seu compromisso com a sustentabilidade no futuro do motociclismo.

Takahisa Fujinami | Piloto de Desenvolvimento RTL ELECTRIC:

– Estou muito contente por estar envolvido nos esforços da Honda para alcançar a neutralidade carbónica através do trial. As motos elétricas de trial têm possibilidades infinitas, e gostaria de usar a minha experiência como piloto para trabalhar com a equipa de desenvolvimento para tornar a máquina ainda melhor. Como ainda não estou a regressar ao serviço ativo como piloto, estou limitado a ser um piloto de desenvolvimento, mas estou ansioso por pilotar em frente aos meus fãs japoneses pela primeira vez em muito tempo!

Koji Watanabe, Presidente da Honda Racing Corporation:

– Este ano, a Honda começou a competir na Taça do Mundo FIM E-Xplorer, uma nova categoria de corridas de motos elétricas todo-o-terreno. Agora decidimos participar também no Campeonato de Trial do Japão com a RTL ELECTRIC. Ao aumentar o número de categorias em que competimos com motos elétricas, iremos aperfeiçoar as nossas capacidades competitivas, acumular conhecimentos técnicos e experiência, e acelerar ainda mais o desenvolvimento dos nossos recursos humanos. Por último, mas não menos importante, gostaria de expressar a minha sincera gratidão a Takahisa Fujinami pelo seu total apoio neste projeto!