
A Triumph Motorcycles America anunciou a recolha das motocicletas TF 250-X dos anos 2024 e 2025 devido a um problema potencialmente grave no comando elétrico do guiador direito. A peça em questão, feita de plástico, pode rachar ao entrar em contacto com fluido de travões, o que pode resultar num curto-circuito e no arranque inesperado da moto.
O problema deve-se ao facto de o material utilizado no “switch cube” reagir negativamente ao fluido de travões, tornando-se quebradiço e comprometendo a segurança do veículo. Até 20 de fevereiro de 2025, a Triumph registou 16 casos de rutura, dos quais sete resultaram no arranque espontâneo da moto.
A marca britânica está a contactar diretamente todos os proprietários registados dos modelos afetados e recomenda parar imediatamente de conduzir as motos, desligar a bateria e contactar um concessionário autorizado da Triumph.
Os concessionários Triumph substituirão a peça defeituosa sem qualquer custo para os clientes.
Cerca de 690 unidades deste modelo estão potencialmente afetadas no mercado norte-americano, abrangendo motocicletas com números de chassis (VIN) entre BP6028 e CC7868. Para verificar se a sua moto está incluída no lote afetado, os proprietários podem:
- Consultar o VIN na parte esquerda da coluna de direção da moto.
- Utilizar a ferramenta de verificação de recall no site oficial da Triumph.
- Contactar a Triumph Motorcycles America pelo telefone +1 888-284-6288 (segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h00 ET) ou através do e-mail tma.aftersales@triumphmotorcycles.com.
Este recall foi emitido pela Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos sob o número 25-144. Para proprietários fora dos EUA, é aconselhável verificar com as entidades reguladoras locais se há uma campanha de recolha semelhante no seu país.
A Triumph reafirma o seu compromisso com a segurança dos motociclistas e reforça a necessidade de substituir a peça defeituosa o mais rapidamente possível.