A Triumph apresentou a sua mais recente aposta para 2025, renovando a Speed Twin 1200 num momento em que o mercado europeu de motos premium evidencia uma clara tendência para modelos que conjugam tecnologia moderna com estética clássica. O lançamento chega numa altura estratégica, quando fabricantes como BMW, Moto Guzzi e Ducati intensificam a sua presença neste segmento.

A renovação da Speed Twin 1200 destaca-se pela evolução do seu motor bicilíndrico paralelo, agora com 105 CV de potência. Esta atualização coloca-a numa posição singular no mercado, superando rivais diretas como a BMW R nineT (109 CV) e distanciando-se significativamente da Moto Guzzi V7 (65 CV). A decisão de aumentar a potência reflete uma mudança na perceção do que uma moto neo-retro pode oferecer.

No entanto, é na parte ciclo que a Triumph demonstra maior ousadia. A introdução de suspensões Marzocchi – com uma forquilha invertida de 43 mm na frente e amortecedores com reservatório separado atrás – representa uma clara evolução em relação ao modelo anterior. Esta escolha evidencia a intenção da marca em oferecer uma experiência de condução mais dinâmica, sem comprometer o conforto característico desta categoria.

A versão RS eleva ainda mais a fasquia técnica, introduzindo componentes Öhlins na suspensão traseira e travões Brembo Stylema – equipamento tradicionalmente reservado a motos desportivas. Esta decisão marca uma clara intenção de atrair não apenas entusiastas do estilo retro, mas também condutores mais exigentes em termos de performance.

A integração tecnológica também merece destaque. A Speed Twin 2025 incorpora uma unidade de medição inercial (IMU) que permite ABS e controlo de tração em curva, equipamentos que há poucos anos seriam impensáveis numa moto de estilo clássico. O novo painel de instrumentos, que combina um mostrador analógico com ecrã TFT, exemplifica perfeitamente a filosofia de fundir tradição com modernidade.

Esteticamente, a moto mantém as linhas clássicas que a tornaram um sucesso, mas introduz elementos contemporâneos como iluminação full LED com DRL e novos acabamentos em alumínio escovado. O depósito redesenhado e o assento mais estreito não só melhoram a ergonomia como realçam o aspeto atlético da moto.

A indústria motociclística atravessa um período de transformação, com regulamentações ambientais cada vez mais exigentes e uma clientela que procura o melhor dos dois mundos. A nova Speed Twin 1200 parece responder a estes desafios, oferecendo uma interpretação moderna do conceito neo-retro sem perder a autenticidade que os puristas apreciam.

Para o mercado português, onde o segmento premium tem mostrado resistência mesmo em períodos económicos desafiantes, a Speed Twin 2025 posiciona-se como uma alternativa versátil. A sua capacidade de servir tanto como moto para uso diário quanto para passeios de fim de semana, aliada ao prestígio da marca Triumph, deve atrair tanto novos compradores quanto proprietários de modelos anteriores que procuram uma atualização.

A chegada aos concessionários está prevista para o primeiro trimestre de 2025, com a versão base e a RS disponíveis simultaneamente. A Triumph Portugal ainda não revelou os preços, mas espera-se que sigam o posicionamento premium da marca, competindo diretamente com modelos como a BMW R NineT e a Ducati Scrambler 1100.

Images: Triumph