O fim de uma era aproxima-se: a Walt Disney Company anunciou o encerramento de alguns dos seus principais canais de televisão pagos em diversos países do mundo. O mais recente anúncio diz respeito ao desaparecimento do Disney Channel, National Geographic, Star Channel, Cinecanal, FX e Baby TV, a partir de fevereiro do próximo ano, no Brasil.
A Disney, que chegou ao Brasil em 2001, justificou estes encerramentos como uma consequência da diminuição de audiências nestes canais.
“Em resposta às transformações no cenários dos média e entretenimento, e para garantir que continuamos a evoluir e a atender às necessidades de nossos consumidores com agilidade e inovação, decidimos descontinuar a operação de alguns canais no Brasil, a partir de 28 de fevereiro de 2025 ", referiu a Disney através de um comunicado enviado à imprensa, citado pela Exame .
Ainda assim, os canais desportivos ESPN - que transmitem eventos como NBA ou a Copa Libertadores - não serão afetados e vão permanecer operacionais no país e na América do Sul.
A sua nova estratégia foca-se na plataforma de streaming Disney+, onde vão estar disponíveis os conteúdos habituais dos canais de televisão que serão encerrados.
Espanha e França também se despedem dos serviços da Disney
Quase 30 anos depois do seu lançamento, o Disney Channel prepara-se para dizer adeus às operadoras de televisão espanholas. A despedida está marcada para o dia 7 de janeiro, de acordo com o portal espanhol VerTele, a quem a Walt Disney Company confirmou o encerramento dos seus serviços no país.
No entanto, o canal infantil Disney Júnior continuará a ser transmitido pelas operadoras, bem como o National Geographic, Star Channel, Cinecanal, FX e Baby TV.
O Disney Channel passou a estar disponível na televisão aberta em 2008, através da Televisão Digital Terrestre (TDT).
Em França, o próximo ano vai começar com um sentimento agridoce para muitos daqueles que viveram a geração Disney Channel. O canal deixará de estar disponível a partir do 1º de Janeiro depois da Disney ter colocado um ponto final na parceria com o "Canal+", responsável pela transmissão de várias marcas da empresa de entretenimento.
“Informamos o encerramento da distribuição do Disney Channel, Disney Channel + 1, Disney Junior, National Geographic , National Geographic Wild e do serviço Disney + nas nossas ofertas a partir de 31 de dezembro de 2024”, informou o canal privado, citado pelo jornal Le Parisien.
Outros países como Reino Unido, Austrália, Itália e Coreia do Sul também assistiram ao encerramento dos canais Disney no seu território.
E Portugal?
Em comunicado, a The Walt Disney Company (TWDC) em Portugal esclarece que “o Disney Channel e os restantes canais continuarão disponíveis em todos operadores de televisão por subscrição em Portugal, e não estão previstas alterações à atividade dos canais no país”.
O anúncio que está a traumatizar gerações
Nascido em 1983, o Disney Channel foi responsável por transmitir alguns dos principais programas que marcaram toda uma geração de crianças e jovens.
Muitos consideram que a "Época de Ouro" aconteceu durante o inicio da década de 2000 graças a séries e filmes como "Hannah Montana", "Os Feiticeiros de Waverly Place", "Camp Rock", High School Musical", "Hotel Doce Hotel: As aventuras de Zack & Cody", "That's so Raven", "Lizzie McGuire" ou desenhos animados como "Kim Possible", "Phineas e Ferb", "Brandy & Mr. Whiskers" e "A Nova Escola do Imperador".
O desaparecimento do Disney Channel desencadeou uma onda de reações nas redes sociais.
[Notícia atualizada a 9/12 às 17:27]