Está confirmada a segunda edição do Food Love Fest, um evento que “vem renovar os votos de amor eterno à gastronomia do Alentejo e do Ribatejo”. De 21 de fevereiro a 6 de abril, as duas regiões transformam-se no epicentro gastronómico nacional, com dezenas de almoços e jantares a decorrer em 19 localidades, do litoral ao interior. Ao longo destes sete fins de semana, 75 chefs e restaurantes, dos clássicos aos mais criativos, “vão desafiar cozinheiras e cozinheiros de todo o país para menus conjuntos, preparados exclusivamente para a ocasião, a partir de produtos, tradições e inspirações de ambas as regiões”, com destaque para os vinhos regionais e os azeites da terra.

Food Love Fest Alentejo e Ribatejo
Food Love Fest Alentejo e Ribatejo Goncalo Villaverde

Na lista de participantes estão os melhores restaurantes do Alentejo e Ribatejo, mas também chefs premiados Ricardo Costa (The Yeatman), Henrique Sá Pessoa (Alma), Rodrigo Castelo (Ó Balcão) e Carlos Teixeira (Esporão), bem como José Júlio Vintém (TombaLobos), David Jesus (Mapa), Miguel Laffan (Torre de Palma), António Nobre (Évora), Ana Moura (Lamelas), Michele Marques (Mercearia Gadanha) e Joachim Koerper (Herdade da Malhadinha Nova), entre muitos outros.

O jantar de arranque desta nova edição está marcado para o dia 21 de fevereiro, em Estremoz, com A Casa do Gadanha, liderada por Ruben Trindade Santos, e o restaurante Larau, de Filipe Bilro, a jogarem em casa e serem “anfitriões de uma noite que promete ser tudo menos o que se espera dela”. Marisa Tiago e Francisco Ogliairi, do Tua Madre, em Évora, são convidados n' A Casa do Gadanha. Já a 22 de fevereiro, em Portalegre, o restaurante TombaLobos recebe o chef António Bóia do JNcQUOI Avenida.

A 1 de março, ao almoço, a Tasca do Celso, em Vila Nova de Milfontes, recebe o premiado chef Alexandre Silva, do LOCO, em Lisboa, e no JNcQUOI Comporta, o menu é preparado pelo anfitrião Jerónimo Ferreira e pelo convidado Ricardo Costa, com Garfo de Platina e duas estrelas Michelin, no restaurante The Yeatman, em Vila Nova de Gaia. Na noite de 7 de março, João Narigueta recebe no Poda, em Montemor-o-Novo, os chefs Miguel Laffan e Carlos Albuquerque. No dia seguinte, 8 de março, Justa Nobre, distinguida com Prémio Carreira 2024 no Guia Boa Cama Boa Mesa, junta-se na cozinha à anfitriã, Josefa Repas, a “rainha das migas alentejanas”. Outro destaque do calendário do Food Love Fest é a visita de Henrique Sá Pessoa, premiado com Garfo de Ouro e duas estrelas Michelin, ao novo restaurante Fita Preta, em Évora.

Nesta segunda edição do Food Love Fest participam ainda, entre outros, os restaurantes Páteo Real (Alter do Chão), Alma Nómada (Porto Covo), Quinta do Quetzal (Vidigueira), Fialho, Origens, Dom Joaquim e ¼ para as 9 (Évora), Oh Vargas e Deselegante (Santarém), Alquimia do Sabor (Rio Maior). A iniciativa termina a 6 de abril, em Reguengos de Monsaraz, com um almoço no premiado Restaurante Herdade do Esporão, distinguido com Garfo de Ouro e Sustentabilidade 2024 no Guia Boa Cama Boa Mesa e com uma estrela Michelin e uma Estrela Verde.

Para participar, basta fazer a reserva diretamente com cada restaurante. Os preços variam conforme o espaço, seguindo o preço médio habitual de cada um. A iniciativa Food Love Fest, promovida pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT), e com curadoria da Amuse Bouche, tem como objetivo “homenagear e promover o património gastronómico destas regiões, lançando o desafio de explorar vilas, cidades e aldeias incríveis, para nos perdermos de amores pela diversidade, generosidade e qualidade única da oferta local”.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram