Beja assinala o Dia de Reis, esta segunda-feira, 6 de janeiro, com um "bolo-rei gigante", com 50 metros de comprimento, confecionado pela centenária Pastelaria Luiz da Rocha, fundada em 1893.Em comunicado, a Câmara Municipal de Beja indica que o evento vai decorrer a partir das 15h00, junto da Pastelaria Luiz da Rocha, na rua Capitão João Francisco de Sousa, no centro da cidade, e que "toda a população" está convidada a degustar o bolo-rei gigante.

Bolo-rei gigante em Beja
Bolo-rei gigante em Beja CM Beja

Para confecionar o tradicional bolo natalício, a pastelaria vai usar "62 quilos de farinha, 14 quilos de açúcar, 14 quilos de manteiga, 30 quilos de fruta em calda para decorar" e "160 ovos". Na preparação são ainda utilizados "oito quilos de levedura (fermento), nove litros de leite, sete litros de vinho do Porto e sete quilos de frutos secos (pinhão, nozes, passas de uva, sultanas e caju)", indica a autarquia.

Além de pastelaria, a Luiz da Rocha, é também café e restaurante, e considerada uma verdadeira instituição da cidade, por onde passaram diversas gerações. Aproveite para conhecer as empadinhas de galinha em forma de cone e os famosos porquinhos doces, com amêndoa, gila e ovos

Porquinho doce da Pastelaria Luiz da Rocha, em Beja
Porquinho doce da Pastelaria Luiz da Rocha, em Beja DR

Dia de Reis em Beja
O momento doce que assinala o Dia de Reis inclui ainda animação musical, pelo artista Ricardo Glória. De acordo com a câmara municipal, a realização desta iniciativa marca o encerramento do programa de animação do comércio local “É Natal em Beja”. Também na segunda-feira, mas às 12h00, a Casa do Pai Natal, localizada na mesma artéria da cidade, vai ser palco do Cante aos Reis, pelo Coro da Universidade Sénior de Beja. No final da atuação vai ser realizado o Sorteio de Natal para apurar os 20 vencedores que poderão receber cabazes de Natal e vouchers, que podem ser usados em hotéis ou em voos de balão de ar quente, refere o município.

Expresso

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram