Em Figueira de Castelo Rodrigo, que ostenta o estatuto de “Rainha da Amendoeira em Flor”, a existência de amendoais remonta praticamente às origens das povoações e deu lugar a um produto certificado. No espaço da Sabores da Geninha, na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, provam-se amêndoas cobertas de açúcar e canela, com caramelo salgado, chocolate branco com menta, com anis e até com caril. Produzidas ao longo do ano, na Páscoa, as amêndoas ganham ainda maior protagonismo.

Aproveite para conhecer a aldeia, percorrendo as ruelas pitorescas e visitando as ruínas do castelo. Já fora das muralhas merece visita o Mosteiro e a Igreja de Santa Maria de Aguiar, onde, por vezes, se encontram a pastar simpáticos burros mirandeses. Dentro das muralhas, a Casa da Cisterna é mais do que um alojamento. É um espaço para receber amigos e partilhar experiências, algumas criadas pelos próprios proprietários, biólogos de formação. Em 2025 reforçaram as atividades na natureza, como a criação de um abrigo fotográfico de aves necrófagas, nomeadamente grifos e abutres do Egito.

Castelo Rodrigo
Castelo Rodrigo Expresso

Outra tradição regional que ganha maior destaque na época pascal é o Borrego da Marofa assado na brasa. Em Figueira de Castelo Rodrigo, o restaurante Taverna da Matilde é um dos embaixadores desta herança cultural e gastronómica. Os territórios da rede de Aldeias Históricas de Portugal oferecem uma natureza quase intocada para descobrir. Explora-se a região de bicicleta ou a pé, pelos trilhos da serra da Marofa ou da Reserva da Faia Brava. Faz-se paragem contemplativa em Barca d’Alva, ainda no município de Figueira de Castelo Rodrigo, onde o Douro se torna navegável, para apreciar a beleza da paisagem a partir do miradouro do Alto da Sapinha ou para caminhadas, passeios de bicicleta ou de barco.

Mais a sul, sugere-se explorar o Geopark Naturtejo no território de Idanha-a-Nova. Faz-se um passeio pela Aldeia Histórica de Monsanto, esculpida entre o granito, antes de conhecer Idanha-a-Velha, um museu a céu aberto. Já em Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música da UNESCO, o adufe é símbolo maior das tradições pascais, integrando as celebrações após a missa no Sábado de Aleluia. A Páscoa celebra-se também à mesa: exemplo disso é o “Esparregado de ervas amargas com peixe do rio frito”, promovido pelo Centro de Artes Tradicionais. É um dos pratos da Ceia dos 12, uma recriação que ocorre na Quinta-feira Santa e que integra a agenda “Mistérios da Páscoa em Idanha”.

O programa Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias estreia sábado (11h35), dia 19 de abril de 2025 e conta com várias repetições ao longo da semana. Produzido pela PopUp Alive, este é o sexto episódio da trigésima oitava temporada de programas Boa Cama Boa Mesa e conta com o apoio à produção do Turismo Centro de Portugal e da Kia - Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram