O projeto "Vidigueira Mexe-te sff", promovido pela Câmara Municipal de Vidigueira, levou à criação de vários percursos pedestres para promover a descoberta dos caminhos rurais e da planície alentejana. Destaque para o “PR3 Trilhos do Guadiana”, com uma dificuldade média alta, não pela sua extensão, mas pelas pequenas subidas e descidas, tem início e fim junto à praça da república de Pedrógão, e ruma ao paredão da Barragem de Pedrógão, banhada pelo Rio Guadiana.

De assinalar ainda o “PR1 - Trilhos do Conde”, que presta homenagem a Vasco da Gama, 1º conde de Vidigueira e Vila de Frades, e que conta com cerca de 12 km de dificuldade média, permitindo desfrutar das magnificas paisagens através de alguns miradouros; e o “PR2 - Trilhos Nossa Senhora da Guadalupe”, também com cerca de 12 km, que percorre vinhas e olivais, que ligam as duas freguesias de Vidigueira e Vila de Frades, passando pela Quinta do Quetzal. Sugere-se paragem pelo caminho para visita mais demorada ao Centro Interpretativo do Vinho de Talha. Para quem prefere realizar estes percursos com guia, a Caminhos de Frades (Tel. 960337995) organiza rotas e viagens personalizadas na região da Vidigueira e Vila de Frades (preço sob consulta).

Villa Romana e Ruínas de São Cucufate
Villa Romana e Ruínas de São Cucufate PopUp Alive

Alentejo Walking Festival

Na região, nota ainda para o Percurso Transalentejo , que começa e termina no centro de Vidigueira e ruma à Villa Romana e Ruínas de São Cucufate, um itinerário circular de dificuldade média com quase 18 km, por caminhos rurais. Único monumento nacional do concelho, as ruínas arqueológicas encontram-se em local pouco elevado, mas dominando visualmente a paisagem a sul, até Beja. Refira-se que entre os dias 10 e 20 de outubro decorre a iniciativa Alentejo Walking Festival.

A Câmara Municipal de Vidigueira criou ainda um “Itinerário Cultural da Vinha de S. Cucufate”, que permite conhecer as raízes indissociáveis da comunidade ao vinho de talha. É possível criar roteiros à medida, que incluem as visitas, degustações de produtos locais, almoço regional e prova de vinho simples. As marcações devem se realizadas com antecedência através do Posto de Turismo da Vidigueira (Tel. 284437410).

Sugere-se ainda marcar na agenda uma iniciativa do município da Vidigueira que tem lugar no próximo dia 1 de dezembro, o Trilho do Vinho de Talha (5ª edição da Subida da Ermida de Santo António), com corrida de 12 km e caminhada de 8 km. Este percurso passa pelas Ruínas Romanas de S. Cucufate e por algumas adegas. As inscrições decorrem na plataforma Acorrer até dia 25 de novembro de 2024.

Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Kia – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa
Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Kia – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa Expresso

Águas do Guadiana

O rio Guadiana, que serpenteia pela região confere ao concelho de Vidigueira uma paisagem única e é junto à aldeia ribeirinha de Pedrógão do Alentejo pode ser contemplado. A barragem de Pedrógão, localizada a 23 km a jusante da barragem de Alqueva, visa estabilizar o caudal do rio Guadiana para produção de energia elétrica e abastecimento de água para rega. Entre os pontos de interesse destacam-se, para além da barragem, a Igreja Matriz, as Antas da Corte Serrão e na aldeia ribeirinha de Marmelar a Igreja de Santa Brígida.

Mais a sul, a partir de Brinches, já no concelho de Serpa, a empresa Entrerios (Tel. 934696466) organiza descidas do rio Guadiana em caiaque (preço sob consulta), passando nos rápidos provocados pelos açudes das antigas azenhas. Com duração de duas a cinco horas, é servido um piquenique com sabores regionais ao longo do percurso.

Barragem de Albergaria dos Fusos
Barragem de Albergaria dos Fusos Expresso

Observar aves na Barragem de Albergaria dos Fusos

Este Passeio Verde segue até à Praia Fluvial de Albergaria dos Fusos, já no concelho de Cuba. Inaugurada em 2023, está inserida no Ecopark do Alentejo Central e oferece água de temperatura amena, uma extensa área de areia fina branca, duas piscinas flutuantes, uma para adultos e outra para crianças, um campo de futebol e andebol e um campo de voleibol de praia. A albufeira de Albergaria dos Fusos é excelente para a observação de aves, com uma paisagem pouco intervencionada pelo homem, onde predomina o montado antigo de Sobreiro e Azinheira. Por aqui, é possível observar a Perdiz, o Papa-figos, a Cotovia-de-poupa, Codorniz, Pega-azul, Pega-rabuda, até ao paredão da albufeira. No espelho de água encontra-se a Garça real, o Mergulhão-de-crista, o Pato-real, o Corvo-marinho-de-faces-brancas, o Guincho-comum, a Garça-branca-pequena, a Gaivota-d’asa-escura, o Maçarico-das-rochas e, na altura das migrações, podem observar-se alguns bandos de Grou-comuns de passagem.

Praia fluvial de Albergaria dos Fusos
Praia fluvial de Albergaria dos Fusos CM Cuba

A Praia Fluvial de Albergaria dos Fusos integra um centro náutico para apoio à prática de desportos náuticos não poluentes, uma área de serviço para autocaravanas, um centro de cycling e uma torre para observação de aves. Na praia fluvial começa o Trilho do Ecopark até Albergaria dos Fusos pelo Montado, um percurso linear de 2,5 km que leva até à Igreja de Nossa Senhora do Outeiro para contemplar a paisagem. No caso da opção de um percurso circular a extensão total é de 6,46 km. A apenas 11 km, em Cuba, faz-se um percurso criado pelo município, ainda não homologado, que se denomina “Por trilhos rurais de Cuba”, que conduz até à igreja da Nossa Senhora da Rocha, à Ermida de São Pedro e à estação de caminho de ferro, terminando no Jardim dos Combatentes.

Paisagem rural em Cuba
Paisagem rural em Cuba CM Cuba

De Cuba para Alvito

A ligar Cuba e Alvito, encontra-se a sétima de 19 etapas do Caminho Nascente de Santiago de Compostela, que liga Alcoutim a Vila Velha de Ródão. Em Cuba, começa junto à estátua de Cristóvão Colombo e ruma à Ermida de Nossa Senhora da Represa.

Em Alvito, destaque ainda para o “PR2 – Memórias dos Moinhos de Alvito”, um percurso circular de 15,4 km com partida e chegada no Castelo de Alvito, que atravessa sobretudo caminhos rurais.

Ponte romana de Vila Ruiva
Ponte romana de Vila Ruiva CM Cuba

Museu vivo de insetos sociais

O Laboratório-Museu CAPPAS INSECTOZOO (Tel. 284495136) em Vila Ruiva, no município de Cuba, possibilita apreciar a rotina dos insetos ao vivo através de expositores (sob marcação). É possível observar “as colónias a hibernar, as rainhas a porem ovos, as larvas a efetuarem as mudas e a tecerem os casulos”, bem como colónias de de formigas, abelhas, vespas e de térmitas.

Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Kia – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa
Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Kia – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa Expresso

Passeio Verde é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio da Kia Portugal, que semanalmente, ao longo do ano de 2024, vai dar a conhecer espaços naturais, experiências e atividades na natureza. O Passeio Verde foi realizado com o Kia Niro EV 100% elétrico, Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa.

Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver código de conduta), sem interferência externa.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram