Amassar o pão, acender os fornos e distinguir os mais variados cereais faz parte da vida de Elisabete Ferreira, 46 anos. “Comecei a fazer pão aos oito anos, quando os meus pais ficaram com a padaria dos meus avós em Gimonde”, começa por explicar ao Boa Cama Boa Mesa, a agora ”Melhor Padeiro do Mundo 2024". Aprendeu todos os segredos da padaria e pelo meio ainda conseguiu tirar uma licenciatura em Gestão, que, assume “também me ajuda a tomar conta do negócio”.

Elisabete Ferreira
Elisabete Ferreira Expresso

Ao saber adquirido pela experiência, Elisabete Ferreira juntou uma formação em padaria, obtida em Palência, Espanha, no Centro Tecnológico de Cereales de Castilla y León, ministrado pela Richemont Craft School, com sede em Lucerne na Suiça. Aliás, Elisabete é a presidente do Clube Richemont, que tem como lema “Aprender, Ensinar, Partilhar” nas áreas da padaria, pastelaria e chocolataria. Paralelamente, colabora com várias universidades na investigação de cereais e padaria.

Padaria Pão De Gimonde
Padaria Pão De Gimonde Expresso

O prémio de “Melhor Padeiro do Mundo 2024” foi atribuído pela União Internacional de Panificação e Pastelaria (UIBC), em Veneza, e Elisabete Ferreira conquistou-o, no primeiro ano em que concorreu. “Tive de enviar o meu curriculum e o meu histórico na área da padaria, tudo bem documentado, para depois ser avaliada pelo júri”, descreve, competindo com dezenas de profissionais de quase todo o mundo, acabando a receber o troféu no último dia do Congresso Mundial de Padeiros e Pasteleiros da UIBC em Veneza. Para o jantar de gala fez um pão com trigo-sarraceno.

Padaria Pão De Gimonde
Padaria Pão De Gimonde Expresso

Para Elisabete Ferreira o prémio de “Melhor Padeiro do Mundo 2024” tem vários significados, desde logo, pelo facto de ser a primeira mulher a receber o troféu. “Vencer”, revela, “é a oportunidade de dar um rosto a todas as mulheres desconhecidas que todos os dias fazem pão no mundo”. Depois, “é uma honra conquistar este prémio a partir do distrito de Bragança”, e termina dizendo que “é também uma forma de homenagear o interior e claro o bom pão que se continua a fazer em Portugal.

Padaria Pão De Gimonde
Padaria Pão De Gimonde Expresso

A Padaria Pão de Gimonde (Avenida das Forças Armadas,46, Bragança. Tel. 273249560) além da venda ao público no local, produz pão de centeio transmontano, semi-integral, pão de trigo-sarraceno e nozes, bola de carne transmontana e os económicos, um doce tradicional da região, que pode encontrar nos supermercados Continente.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram