Da gastronomia ao artesanato, sem esquecer a vertente cultural e o contacto com a Natureza, os protagonistas da hotelaria, gastronomia, desportos e animação, no fundo todos aqueles que contribuem para a atividade turística de Porto Covo, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, querem mostrar que a região tem tudo para ser uma opção para boas escapadinhas ao longo de todo o ano.

Ana Moura, do restaurante Lamelas
Ana Moura, do restaurante Lamelas GONCALO F SANTOS

É por este motivo que durante o último fim-de-semana do mês de novembro, de 29 de novembro a 1 de dezembro, acontece a primeira edição do Festival Sabor a Porto Covo. “Com a primeira edição do Sabor a Porto Covo queremos reforçar a ideia de que os pontos de interesse desta região não se esgotam no verão e que há, ao longo de todo o ano, muitas razões para vir e desfrutar do muito que tem para oferecer”, destaca José Manuel Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo Porto Covo.

Pensado para três dias, o programa do Sabor a Porto Covo contempla diferentes propostas e atividades para desfrutar das melhores propostas desta vila, situada em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. “É preciso que se saiba o muito que Porto Covo tem para oferecer ao longo de todo o ano de todo o ano na oferta gastronómica, na cultura, na natureza”, Filipa Faria, Vereadora da Câmara Municipal de Sines.

Restaurante Alma Nómada
Restaurante Alma Nómada Expresso

Jantares a quatro mãos e cante alentejano

Na sexta-feira, dia 29 de novembro, a chef Ana Moura, do Restaurante Lamelas (Tel. 92460426), em Porto Covo, recebe a chef Michele Marques, da Casa do Gadanha, de Estremoz, para confecionar um jantar quatro mãos, inserido na iniciativa Duetos de Outono que tem vindo a acontecer a cada quinze dias no restaurante. Os vinhos ficam a cargo da Niepoort. No sábado, dia 30 de novembro, há almoço no restaurante Slow Sea do Praia Hotel & Spa (Tel. 269039100), preparado pelo chef Hélio Loureiro onde são servidos os sabores da costa alentejana enquanto no Alma Nómada (Tel. 965754882), o chef Lucas Azevedo, do restaurante Ryoshi, de Lisboa, se junta ao chef Marco Nascimento para um menu em que os sabores locais ganham uma abordagem contemporânea, num momento de grande criatividade e partilha gastronómicas. Participe nas duas provas de vinhos comentadas de vinhos da região do Abranda Wine Bar (Tel. 965800557), situado em pleno centro histórico de Porto Covo. Prove o vinho estagiado no mar de Sines, uma experiência única que une o terroir alentejano ao ambiente marítimo, assim como de ostras e espumante na Marisqueira "O Pescador". Durante os jantares de sábado, o Grupo Coral Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes irá percorrer os restaurantes participantes para cantar uma ou duas modas em cada um, acrescentando ao evento um toque da rica herança cultural local. Está ainda prevista a palestra “As Algas na Cozinha — Sustentabilidade e Versatilidade” a cargo de Joana Duarte, bióloga marinha e chef de cozinha à frente do projeto Rota das Algas, que terá lugar no Auditório Junta de Freguesia de Porto Covo, no sábado pelas 15h00.

Passeios a Cavalo
Passeios a Cavalo Expresso

Conhecer Porto Covo a cavalo e a olhar o mar
A Herdade do Pessegueiro aceita marcações para um passeio equestre, permitindo aos visitantes explorar a paisagem alentejana a cavalo e o mesmo se passa com o alojamento Monte da Bemposta que também disponibiliza passeios a cavalo e ainda de carro, tanto no sábado como no domingo, mediante inscrição.

“Porto Covo, uma porta de entrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano, tem vindo a consolidar a oferta turística e gastronómica ao longo de todo o ano e o Sabor a Porto Covo é um convite para vir conhecer a sua beleza e autenticidade, e tudo o mais que tem para oferecer”, António Moura, Presidente da Associação Porto Covo Todo o Ano.

Nota ainda para os alojamentos que abrem as portas ao público para todos aqueles que quiserem conhecer os espaços de hospitalidade em Porto Covo como o Casão ou o Monte da Bemposta.

Mariscada d'O Pescador
Mariscada d'O Pescador Expresso

No dia 1 de dezembro, domingo, é tempo de provar a cozinha de autor do chef Davis Proença e do convidado Daniel Costa no Volta do Mar (Tel. 269038980), restaurante do Hotel Sines Sea View. Outros restaurantes locais também se juntam ao Sabor a Porto Covo, e, além da ementa usual, preparam um prato especial para dar a provar aos visitantes do Festival. Comece por um pequeno-almoço no Sorriso e parta para uma boa caminhada pela Rota Vicentina ou prove o brunch do alojamento Mute (Tel. 910627794), situado junto ao farol. Deixe-se ficar no rooftop até ao pôr do sol. Regresse para uma Feijoada de Búzios e as Migas de Camarão com camarão frito no Restaurante Miramar (Tel. 269905103), com vista para o azul, ou uma “Mariscada Porto Covo”, d’O Pescador (Tel. 934449045), localizado na rua pedonal principal de Porto Covo. Conheça o prato exclusivo de Linguine negro com camarões, tamboril e mexilhões, um tributo aos sabores do mar da Pizzeria Bella Vita (Tel. 269905115).

Bemposta
Bemposta Expresso

Depois é aproveitar para andar ao ar livre, contemplar a paisagem e participar em atividades que entusiasmam como uma experiência única nas ondas graças à aula de surf experimental que a Escola de Surf Costa Azul vai ter disponível de forma gratuita neste fim-de-semana e o tradicional parque de insufláveis do Jardim de Porto Covo para alegria de crianças e adultos. Visite ainda as exposições de artistas locais no Centro de Artes de Sines Artes, e conheça a oferta de produtos regionais da Loja do Castro, um espaço novo em Porto Covo.

O Festival Sabor a Porto Covo é uma iniciativa conjunta da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo, da Câmara Municipal de Sines, da Junta de Freguesia de Porto Covo e da Associação Porto Covo Todo o Ano.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram