A viagem pelas praias de Odemira é absolutamente multisensorial. Quem percorre este território, povoado sobretudo por praias atlânticas, integradas no Parque Natural do Sudoeste e Costa Vicentina, depara-se com um imenso mar que inunda o olhar, rodeado de vegetação, de cheiros e sons da natureza, entre o canto das aves e o vaivém das ondas.

Esteva-Vicentina, Sargaço, Chorão de Praia e Tomilho do Mar são alguns exemplos de flora que acompanham este passeio pelas praias do concelho de Odemira. Já entre os animais, sobressaem tantas aves magníficas como a águia-pesqueira, corvo-marinho ou a, já familiar, cegonha-branca.

Por do sol na Zambujeira do Mar
Por do sol na Zambujeira do Mar Luís Guerreiro / CM Odemira

A ideia é começar a cerca de 5 km a norte de Vila Nova de Milfontes, com duas praias com o vigor de um nome: Malhão. Descendo lentamente, aproveitando a luz do sol, surpreendidos pela proximidade de duas praias urbanas, Franquia e Farol, passamos para a margem sul do rio Mira, para conhecer as Furnas e seguimos para o Almograve, aldeia com praia a 500 metros do casario caiado de branco, exploramos a Zambujeira do Mar, Carvalhal e Alteirinhos. Depois de vários postais atlânticos que ficam na memória, culminamos na praia fluvial da albufeira da Barragem de Santa Clara, rodeada de colinas verdejantes.

Todas as praias que sugerimos são vigiadas, para um verão em segurança, portadoras de Bandeira Azul atribuída pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, oito das quais com águas balneares com selo Qualidade de Ouro atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e três praias Zero Poluição, conforme a associação ambientalista ZERO, quatro são acessíveis, e duas certificadas como praias naturistas.

As sugestões de praia são promessas de dias bem passados, refúgios para desfrutar de momentos de verdadeira descontração e contacto com a natureza em estado puro.

Praia do Malhão
Praia do Malhão Luís Guerreiro / CM Odemira

Por ondas dunares sigo até ao mar do Malhão

Na realidade, são duas praias com o nome Malhão: Malhão Norte e Malhão Sul, águas onde impera alguma ondulação. O areal é extenso. Ao percorrer a falésia, percebe logo a dimensão destas praias, pelo vasto complexo dunar e vegetação rica que a cobrem. Basta seguir os passadiços de madeira que “tentam” acompanhar o ziguezague da costa e encontra um miradouro suspenso, mesmo frente à união das duas praias, que durante a maré baixa se ligam e possibilitam a passagem a pé. A ondulação das águas permite a prática de desportos aquáticos, como o surf e o bodyboard. Desde 2019 a praia do Malhão Norte é oficialmente uma praia naturista. É também Bandeira Azul e Qualidade de Ouro (Praia Malhão Norte e Sul).

Foz do rio Mira, em Vila Nova de Milfontes
Foz do rio Mira, em Vila Nova de Milfontes Jose Carvalho / CM Odemira

Já mesmo a escassos metros do núcleo urbano de Vila Nova de Milfontes, duas outras sugestões de praia, localizadas mesmo “à mão de semear”. Uma primeira, junto à avenida Marginal, praia de rio, a Praia da Franquia, de acesso fácil, muito frequentada por famílias com crianças, tem na prática de canoagem e stand up paddle uma constante. Não há momento em que não haja alguém a praticar uma destas modalidades. Porque não experimentar a wing foil, a prancha “voadora”? Basta contactar uma das várias empresas de animação turística especializadas em desportos náuticos, como a SW SUP (Tel. 963551232). Para convivência pacífica de todos os banhistas, as zonas para a prática de desportos estão delimitadas com boias. Petisque no restaurante da praia, o Quebra Mar (Tel. 967317988).

A Praia da Franquia ostenta Bandeira Azul e selo Qualidade de Ouro. Se seguir a marginal encontra a Praia do Farol, situada em plena foz do Mira, na margem norte do rio. É conhecida pela fraca ondulação e acesso fácil. Preferida por famílias com crianças, permite longos passeios pelo areal, que fica a descoberto na maré baixa. Nesta praia, um restaurante, o Choupana (Tel. 283011275), com estrutura ao jeito palafita, serve o peixe fresco grelhado bem conhecido desta costa. A Praia do Farol é também praia Bandeira Azul e Qualidade de Ouro.

Franquia
Franquia Luís Guerreiro

As praias da “outra margem”

Partindo de Vila Nova de Milfontes, rumo ao sul, passa a ponte sobre o rio Mira e vira à direita para descobrir mais duas “praias irmãs”: Furnas Rio, eleita a “Melhor Praia de Rio”, em 2012, e Furnas Mar, ambas com vista para as praias urbanas, a da Franquia e a do Farol, e claro para Vila Nova de Milfontes. Atenção que mesmo as águas que têm a menção “rio” na denominação, apresentam um nível de salinidade muito elevado e são ponto de entrada no mar de magníficos exemplares de douradas, robalos e sargos, que aproveitam para desovar em segurança.

Não dispense fazer a travessia de barco entre praias, com a Maresia do Mira (Tel. 964200944) ou a Bture (Tel. 925348205), que asseguram a ligação entre as margens do Mira além de passeios de barco para relaxar e conhecer melhor a fauna e flora locais com a guia bióloga, Larissa Ohl, da Hike in Alentejo (Tel. 961298880). As Furnas oferecem excelentes condições para os desportos náuticos como o e-foil, uma espécie de prancha voadora disponibilizada pela Time 2 Wing (Tel. 969762966), que organiza diversas atividades associadas. Nas Furnas Mar experimente uma novidade, a cozinha mediterranica do restaurante Yabalulu (Tel. 925555655) para saladas frescas com baba ganush, húmus, ou uma, já famosa, couve-flor dourada”. Ambas são praias, com o estauto Acessível, ostentam Bandeira Azul e Qualidade de Ouro.

Furnas
Furnas Luís Guerreiro

Duas praias recebem nome da aldeia

Quando a praia quase se funde com a aldeia e fica localizada apenas a 500 metros, é natural que o nome seja óbvio. Junto à aldeia do Almograve encontra as praias de Almograve Norte Almograve Sul. No areal extenso formam-se piscinas naturais durante a maré baixa, motivo de alegria e diversão para as crianças, assim como quando as ondas batem no grande rochedo e espraiam a água ao jeito de repuxo. São praias preferidas por famílias. Todavia, quando a maré enche, e a rebentação aumenta, sobretudo a Praia do Almograve Sul é procurada para a praticar bodyboard e de surf. São ambas praias de Bandeira Azul, Qualidade de Ouro e Zero Poluição. Antes ou após descer a escada de madeira para as praias, há um ritual a cumprir, refrescar-se com uma sangria de maracujá no Bar da Praia do Almograve, autêntico miradouro com balcão, onde pode também assistir a um belo pôr do sol. A escassos metros existem vários bancos de madeira, um dos quais um coberto para mais uma vez aproveitar a panorâmica sobre o mar.

Almograve
Almograve Luís Guerreiro

Seguimos para aquela que é provavelmente uma das praias mais fotografadas do litoral alentejano, desde logo por ficar situada em terra de um dos mais populares festivais de música em Portugal. Referimo-nos à vila piscatória da Zambujeira do Mar que é muito mais do que destino de festivaleiros, lugar de contemplação, de preguiça e de bem comer.

Na Praia da Zambujeira do Mar juntam-se às águas cristalinas a uma costa recortada por enormes falésias e farilhões onde se escondem algumas praias e enseadas. Foi eleita a “Melhor Praia Urbana”, em 2012, e é um dos destinos turísticos mais procurados da região. Tem a particularidade de deixar avistar, numa das falésias sobre o oceano, a Capela de Nossa Senhora do Mar, datada de 1966 e caiada a azul e branco. Oferece excelentes condições para a prática de surf e bodyboard e é praia Acessível.

Zambujeira do Mar
Zambujeira do Mar Luís Guerreiro

Surf e massagens

O percurso entre as praias da Zambujeira e do Carvalhal faz-se entre colinas de relevo vincado, com alguma dinâmica rural como pastagens de rebanhos. Chegar à Praia do Carvalhal é fácil. O “mais difícil” será despedir-se dela. Fica entre duas arribas bem elevadas, repletas de vegetação, que quase toca o mar, servem de abrigo do vento para poder relaxar no areal. Um riacho entre corta a areia rumo ao mar e forma “piscinas”, ideais para os mais novos se divertirem. Esta praia fica apenas a cerca de cinco minutos de carro da Zambujeira do Mar e a três minutos da praia dos Alteirinhos. É praia Bandeira Azul e praia Acessível, dispõe de um apoio de praia, que vende gelados e bebidas, e de aluguer de chapéus de sol e cadeiras. Mesmo à entrada da praia encontra a Carvalhal Surf School para poder apanhar uma onda e o bar Carvalhal Beach Nature (Tel. 919140914). Aproveite para tomar uma caipirinha, fique pela esplanada, petique e relaxe nos pufs com os pés na areia. Pode ainda fazer uma massagem tailandesa.

Praia dos Alteirinhos
Praia dos Alteirinhos Luís Guerreiro / CM Odemira

Depois do Carvalhal, subindo, à direita, encontra a Praia dos Alteirinhos. É uma praia bastante tranquila e uma das praias do concelho classificada para a prática de naturismo. Protegida pela alta falésia, o acesso faz-se mediante uma escadaria de madeira que não constitui qualquer esforço porque a panorâmica é um analgésico para qualquer sentimento negativo e, na subida, pode parar a meio e sentar um pouco. Perceba a vegetação verdejante, feita de esteva florida, de chorão da praia e tomilho do mar. Para os mais interessados vale a pena um passeio guiado. Ao sair dos Alteirinhos, vire à direita e suba um pouco para admirar os animais exóticos entre zebras, bisontes e lamas no Monte do Carvalhal da Rocha (Tel. 282947293), alojamento que dispõe de apartamentos e camping. Os Alteirinhos ostentam Bandeira Azul, Qualidade de Ouro e Zero Poluição.

Albufeira da Barragem de Santa Clara
Albufeira da Barragem de Santa Clara Luís Guerreiro

O culminar com água doce

O caminho até à albufeira da Barragem de Santa Clara faz-se por uma estrada ladeada de frondosa vegetação, com cheiro a eucalipto, em que o voo das pegas de cauda azul que ali vivem em grande número cruza a nossa trajetória numa espécie de dança que quase parece estarmos num destino tropical. Depois da ponte de pedra chegamos ao ponto alto onde encontramos o relevo verdejante e o azul da barragem, um barco ou outro ancorados e uma piscina flutuante onde os miúdos se divertem. A descida até à entrada na água tem vários chapéus de colmo e algumas mesas de madeira para poder piquenicar. Caso o calor aperte, ou para um snack, estacione no curioso restaurante Sobre Rodas (Tel. 927444926), na verdade um autocarro adaptado, que serve na esplanada batidos de fruta para se hidratar e repor energias. Para uma volta de canoa, passeios de barco ou para a pesca do achigã, espécie abundante nestas águas, contacte a Bass Catch (Tel. 963553829). É praia Bandeira Azul, Qualidade de Ouro e Zero Poluição.

Saiba mais AQUI sobre as praias do concelho de Odemira

Para a produção desta reportagem a equipa Boa Cama Boa Mesa contou com o apoio da Câmara Municipal de Odemira.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram